Araraquara

Casa de Acolhimento à População LGBTQIA+ leva o nome de Ricardo Corrêa da Silva 

Vereadora Filipa Brunelli (PT) é autora do projeto de lei


 

Em homenagem a Ricardo Corrêa da Silva, o artista de rua conhecido como ‘Fofão da Augusta’, a vereadora Filipa Brunelli (PT) criou o Projeto de Lei nº 107/2022, que foi aprovado na Sessão Ordinária da terça-feira (24) e coloca o nome dele na Casa de Acolhimento à População LGBTQIA+.

“Ricardo Corrêa da Silva, conhecido como ‘Fofão da Augusta’ de maneira pejorativa, em razão de alterações na face decorrente de aplicações de silicone, foi um artista de rua araraquarense que viveu mais de vinte anos entregando panfletos de peças de teatro na região da Rua Augusta, no centro de São Paulo”, frisou a parlamentar.

Filipa também lembrou que Ricardo era natural de Araraquara, mas saiu cedo de casa. “Por opção, terminou o ensino médio e foi ser cabeleireiro. Entretanto, não em sua cidade de origem, mas na capital, para onde mudou-se por conta da discriminação de sua sexualidade enquanto homem gay. De acordo com relatos de araraquarenses em matéria elaborada por Chico Felitti, era um personagem caricato na cidade. Não era querido, era ridicularizado, simplesmente por ser quem é”.

Ricardo faleceu em 15 de dezembro de 2017, vítima de uma parada cardíaca. “Percebe-se como a LGBTfobia estrutural e institucional perpassa arrancando de maneira compulsória as relações de afeto e a humanidade das pessoas LGBTQIA+ em decorrência de sua sexualidade e/ou identidade de gênero e lançando-as à marginalidade, como ocorreu com Ricardo. Porém, ele deixou sua memória viva no intuito de darmos continuidade na luta contra a LGBTfobia e pela cidadania e dignidade das pessoas LGBTQIA+, objetivos que norteiam a Casa de Acolhimento que levará seu nome”, concluiu a vereadora.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *