Gastronomia & Saúde

Celebrando o Dia Mundial do Feijão

Data é comemorada neste sábado, dia 10

O Dia Mundial do Feijão é comemorado neste sábado, dia 10 de fevereiro. A coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Carneiro, aborda diversos aspectos sobre o alimento e sugere uma receita de salada de feijão branco, que pode ser conferida no link https://encurtador.com.br/fgEQR.

“Nativo das Américas, o feijão foi muito utilizado pela população indígena, que o apreciava não só pelo sabor, mas também pela facilidade de cultivo. Faz parte do grupo das leguminosas, que são grãos contidos em vagens ricas em tecido fibroso, sendo que algumas podem ser consumidas ainda verdes – ervilhas e vagens. Quanto ao valor nutritivo, é rico em proteína, glicídio, ferro, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B – tiamina e folato – e fibras”, detalha Carneiro.

Ela comenta que há muitos tipos de feijão, com tamanhos, cores e sabores variados, mas que não existem grandes diferenças no valor nutricional. “Tanto o feijão preto quanto o carioca, que são os mais utilizados, são alimentos saudáveis e nutritivos”, diz.

Uma dica dada pela docente, ao se fazer o remolho do feijão (deixá-lo de molho na água por diversas horas), é desprezar a água em seguida. “O remolho proporciona cocção mais uniforme do grão em menor tempo e elimina substâncias indesejáveis naturalmente presentes no feijão. O líquido formado após o remolho é rico em elementos causadores de flatulência e em fatores antinutricionais que parecem ser responsáveis por diminuírem a biodisponibilidade de alguns nutrientes, como o ferro. O descarte da água de remolho reduz as substâncias antinutricionais”, explica.

E a combinação do feijão com o arroz, em termos nutricionais, é ótima, de acordo com a ela. “Além de fornecerem aminoácidos importantes para a síntese de proteínas, arroz e feijão apresentam importantes nutrientes necessários à saúde, como as fibras que ajudam a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes e o mau funcionamento do intestino”, destaca Carneiro.

São alimentos que, quando ingeridos como parte de uma dieta rica em outros alimentos de origem vegetal e alimentos de origem animal – carnes magras, ovos -, contribuem para uma alimentação saudável, segundo a docente. “Eles são considerados o casal perfeito da nutrição, por isso é importante o seu consumo diário”, finaliza a coordenadora.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *