Educação & Cultura

Com integrante da Uniara, delegação brasileira tem projeto aprovado em simulação das atividades da ONU

National Model United Nations foi realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos

EDUCAÇÃO - Simulação de Projeto Aprovado na ONU

Contando com integrante da Universidade de Araraquara – Uniara, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a delegação brasileira que participou da maior simulação das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU, o National Model United Nations – NMUN, teve seu projeto aprovado no evento. Na ocasião, o Brasil representou Mônaco.
“Foi no comitê da United Nations Environment Assembly – UNEA, sendo que a aprovação foi em parceria com participantes representantes de outras nações, que foram signatários. A ideia do projeto pertence aos nossos alunos, e os outros países apoiaram”, explica um dos integrantes da delegação brasileira, o coordenador de extensão do curso de Direito da Uniara, Fernando Rugno, que também é representante do NMUN no Brasil.
Como representantes de Mônaco na atividade, os integrantes da delegação brasileira “desenvolveram uma tecnologia verde para monitorar o meio ambiente e prevenir os desastres naturais daquele país”. “O próximo passo será enviar esse projeto aprovado a Mônaco e aos países signatários, com a possibilidade de ele se tornar lei”, destaca.
No NMUN, Rugno também ministrou uma palestra na quinta-feira, dia 6 de abril, para professores que representam os demais países no evento, “para mostrar os métodos pedagógicos que utilizo no treinamento dos alunos brasileiros”. “Também abordei o meio ambiente sustentável e mencionei o Clube Náutico Araraquara como exemplo de preservação ambiental”, completa.
A delegação brasileira participa do NMUN há mais de uma década. “Nesses mais de dez anos, sempre conseguimos aprovações das resoluções e dos projetos, mostrando o potencial dos alunos. Parabéns para eles pela aprovação do projeto junto ao comitê UNEA – ONU. Mais um ano de sucesso”, declara Rugno.

Como funciona o NMUN
No Brasil, a oportunidade de participar do NMUN, que em 2023 teve início no dia 2 de abril e se encerrou no dia 6, é oferecida por meio de uma parceria entre a Uniara e a Associação Diplomatici Brasil, da qual Rugno é presidente.
“No NMUN, os participantes atuam como embaixadores de países diferentes dos de suas nacionalidades, conforme um sorteio realizado pela ONU, para que possam mudar algumas situações em um país em conflito, por exemplo, com novas ideias. É um grande desafio estudar para oferecer soluções de problemas diversos que essas nações apresentam”, explica ele.
Após o sorteio do país a ser representado, “são realizadas pesquisas e a elaboração de projetos para que possamos levá-los até a assembleia da ONU para apresentarmos às delegações dos países participantes”. “Ao serem aprovados, esses projetos são encaminhados ao país representado pela delegação, e isso, se esse país concordar e aceitar, torna-se lei com o nome do aluno”, detalha.
O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Fernando Passos, parabeniza a iniciativa. “Recomendo que os interessados sempre participem, pois, além de colocarem em prática muitos conhecimentos e saberem melhor como funcionam as atividades da ONU, a atividade é importante para se exercer o movimento de liderança”, ressalta o docente.
Rugno finaliza dizendo que, “retornado ao Brasil, já começaremos a montar a nova delegação para o ano de 2024”.
Mais informações sobre o NMUN podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br ou também pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *