Araraquara

Consórcio de empresários para comprar vacinas está sendo articulado na cidade 

Consórcio de empresários para comprar vacinas está sendo articulado na cidade 

Para o vereador Aluísio Boi, autor da iniciativa, o consórcio para a compra da vacina vai agilizar imunização em Araraquara


Após a liberação da compra de vacinas para estados e municípios pelo STF, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluísio Boi (MDB), quer unir forças com empresários nesse sentido, uma vez que em outros países estão utilizando esse formato de compra e a fórmula está dando certo e salvando vidas. “Com a união da cidade, se não conseguirmos tudo, ao menos dependeremos de menos doses do governo”, disse o parlamentar.

Boi articula a criação de um consórcio com empresários para a compra de vacinas contra a covid-19 e ressalta que “não podemos ficar esperando enquanto as UTIs estão lotadas e centenas de pessoas estão morrendo em nossa cidade devido à falta de vacina”.

Na última terça-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por autorizar estados e municípios a comprar e distribuir vacinas contra a covid-19. A permissão, entretanto, valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI) ou as doses previstas no documento sejam insuficientes para imunizar a população.

“Nós fomos a primeira cidade a enfrentar essa segunda onda, com uma nova cepa do coronavírus. Não podemos esperar resolver as vaidades e brigas políticas entre governo estadual e federal para chegar essa vacina. Já era para estarmos com mais de 50% do povo vacinado. Precisamos salvar vidas, fazer com que a economia volte a crescer. Nós temos grandes empresas na cidade como Lupo, Cutrale, Paraty, Cruz, setores de supermercados, que mesmo em meio ao lockdown não deixaram de vender via delivery, farmácias, associação comercial e industrial, médias empresas e comerciantes, e precisamos nos unir neste momento”, afirma Boi.

Ele lembra que defendeu essa possibilidade na última sessão da Câmara e no encontro online, que contou com a participação do ex-prefeito Marcelo Barbieri e com o deputado Federal Baleia Rossi. Todos pretendem se engajar em um movimento junto a prefeitura, empresários e Câmara Municipal para que o projeto decole e surta bons resultados. “Nos Estados Unidos e em países da Europa estamos vendo as taxas de contaminação e óbitos caírem devido à vacina, não podemos esperar mais”, completou o presidente da Casa de Leis.

União de forças

Boi cita como exemplo a Fábrica de Meias Lupo, que tem cerca de 5 mil funcionários. A empresa poderia entrar no consórcio e comprar vacina para seus colaboradores e suas famílias. “Se as grandes empresas pudessem agir dessa maneira, muitos araraquarenses seriam vacinados na cidade, o que nos colocaria próximos a uma imunidade de rebanho. Estamos travando uma batalha contra essa segunda onda, que chegou muito mais agressiva. O caminho é a união para a compra de vacina. Não podemos deixar o prefeito lutando sozinho neste momento”, frisou Boi.

Ressaltou ainda que o MDB vai encabeçar o projeto e que Marcelo Barbieri já está em contato com o governador João Dória, para a participação do estado na proposta e tentando envolver os prefeitos da região. “Já nos reunimos com Edinho Silva e passamos para ele nossa intenção firme de ajudar a cidade. Com a união de todos nesse objetivo, se não conseguirmos tudo, ficará muito pouco para depender do governo Federal”, conclui o presidente da Câmara.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *