Educação & Cultura

Coordenador do curso de Educação Física da Uniara lança livro sobre natação

Lançamento será realizado no dia 4 de novembro, a partir das 19h, no auditório principal da universidade


O coordenador do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Maurício Tadeu Frajácomo, o Piscinão, lança o livro “Braçadas para o Sucesso” no dia 4 de novembro, a partir das 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na unidade I da instituição (acesso pela avenida Dom Pedro II, 660, no Centro).
“É uma coletânea de dados registrados ao longo dos anos, dando aula e pesquisando. Comecei em 2012, com coletas e registros e, em 2019, resolvi publicá-los, no entanto, começou a pandemia e tivemos as restrições, o que atrasou o lançamento, mas agora será realizado no dia 4”, inicia Piscinão.
Ele conta que um dos conteúdos da obra trata do “registro da importância da natação por conta da segurança”. “Estamos em uma universidade, e um dos tópicos que abordamos na disciplina é a importância de se ter bastante interesse em ensinar a nadar. A oferta de emprego em academias, clubes e escolas de natação é muito grande, e o grande motivo é a segurança. É claro que quem não sabe nadar terá muito mais chances de ter um contratempo em relação a uma eventual ida a uma piscina, ao mar ou a qualquer lugar de lazer, e sabemos que o profissional de educação física é o responsável pelo ensinamento da natação”, explica.
Em outro ponto do livro, “fiz uma abordagem na parte pedagógica da iniciação na natação, que é o que trabalhamos com os alunos – ensinar os quatro estilos, o mergulho e a técnica das giradas”. “Depois, fiz um apanhado em aperfeiçoamento – a correção dos estilos, já encaminhando para a prática competitiva da natação”, detalha o coordenador.
Outro tópico da publicação é uma “síntese da parte de arbitragem, porque as pessoas que trabalham com academia precisam ter a noção do que pode/deve e não pode/deve na natação”. “Em seguida, aprofundando um pouco mais, tem a parte de treinamento, com um resumo e, então, falei um pouco sobre as características da natação feminina. Por fim, coloquei uma série de cem treinos feitos nas diferentes fases de um período de treinamento para que as pessoas tenham uma ideia de como podem ser feitos e o que pode ser adaptado”, finaliza Piscinão.
“Braçadas para o Sucesso” poderá ser adquirido na noite de lançamento ou pelo site da editora – https://bit.ly/3sr0K54. Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *