Araraquara

Coronavírus: atenção redobrada aos idosos

Coronavírus: atenção redobrada aos idosos

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

A Prefeitura está desenvolvendo uma série de ações para cuidar das pessoas idosas durante a pandemia

IDN/Interior/Araraquara

A Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social está de olho nos idosos de Araraquara. É o que informa a titular da pasta, Jacqueline Pereira Barbosa. “Como as pessoas acima de 60 anos de idade fazem parte do grupo de risco, estamos promovendo ações de prevenção desde muito antes do decreto que reconhece o estado de calamidade pública”, aponta.

A primeira ação tomada, assim que os casos de contaminação pela doença começaram a se difundir no Brasil, foi suspender as atividades do Centro Dia do Idoso. “Desde então, os usuários estão sendo monitorados em suas casas pelo atendimento remoto”, esclarece Jacqueline.

Além disso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) conta com uma equipe de prevenção e combate a casos de violação aos direitos dos idosos, que também está atendendo remotamente, pelo telefone (16) 3322-0053.

As casas de repouso Vila Dignidade e Recanto Morada Feliz também estão sendo monitoradas. “A orientação, desde o início da crise, é para que os moradores não saiam de casa”, acrescenta Jacqueline. Esta semana, a Secretaria e a Coordenadoria da Vigilância em Saúde intensificaram o trabalho de orientação e supervisão nas casas de acolhimento de idosos do município, tanto na rede pública quanto na rede privada.

Por fim, Jacqueline lembra que a Secretaria da Saúde também conta com uma série de ações voltadas para os idosos, inclusive atendimento domiciliar, e que a Rede de Solidariedade oferece apoio a idosos que necessitem, seja para se conectarem com pessoas não infectadas para auxiliar com as compras, por exemplo, seja para receberem doações em caso de situações de vulnerabilidade.

Serviço

O telefone da Ouvidoria da Saúde, para esclarecer dúvidas e solicitar avaliação para atendimento domiciliar é 0800-771-7723.

Videochamadas pelo WhatsApp para pessoas com deficiência auditiva: (16) 99635-0544.

O telefone da Rede de Solidariedade é 0800-773-1145.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *