Araraquara

Cultura da cana-de-açúcar pode diminuir emissão de carbono na atmosfera 

Indicação do vereador João Clemente (PSDB) baseou-se em pesquisa e propõe grupo de trabalho para discutir viabilidade do cultivo

Foto: Banco de imagens – Governo Federal


O vereador João Clemente (PSDB) enviou ao Executivo a Indicação 3783/2023, sugerindo estudos e análises para a formação de grupo de trabalho que investigue a relação entre o cultivo da cana-de-açúcar com a redução de carbono da atmosfera. Com isso, seria possível demonstrar o diferencial competitivo dessa cultura e potencial de oportunidades no mercado dos créditos de carbono, que está em crescimento.

Para justificar sua proposta, o parlamentar lembra que Araraquara e região são referências na produção de açúcar e álcool, atendendo ao mercado brasileiro e internacional, firmando-se cada vez mais como uma importante commodity de exportação.

Ele também cita como referência o artigo publicado em conjunto pela Embrapa Meio Ambiente, Unicamp e Agroicone que, após análises de dados do período de 2000 a 2020, chegou à conclusão de que o plantio da cana-de-açúcar em todo o Brasil foi o responsável pela diminuição dos níveis de carbono na atmosfera durante essas duas décadas.

“Baseando-se nas informações disponíveis, é possível afirmar que isso poderia representar um diferencial na tomada de decisões para as políticas públicas desse setor, observando-se o potencial de descarbonização da matriz energética e o surgimento de energias limpas, carbono zero, entre outras”, conclui o vereador.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *