Saúde & Cuidados

Descubra o que acontece com o corpo quando você morre

Descubra o que acontece com o corpo quando você morre
A decomposição é um processo desagradável e, graças aos costumes como cremação, enterro e embalsamento, você não é obrigado a ver corpos apodrecendo

10:00 |LIFESTYLE | 2018JUN28 | 

Independentemente da crença que temos e do que achamos do que acontece quando morremos, todos nós vamos morrer. Cor da pele, idade, religião ou classe social não importa absolutamente quando este momento chega em nossas vidas.

Mas o que que acontece com o seu corpo assim que seu coração para de bater? A decomposição é um processo um tanto desagradável e, graças aos costumes como cremação, enterro e embalsamento, você não é obrigado a ver corpos apodrecendo em todos os lados.

Se você nunca parou para pensar no que acontece durante a decomposição de nossos corpos, confira a seguir algumas informações publicadas pelo ‘Mega Curioso’, sobre como ocorre esse processo.

(se você tem menos de 18 anos ou é mas sensível, melhor não continuar)

1º coisa: suas células ficam abertas

Da mesma forma que a digestão começa assim que você coloca um alimento em sua boca, a decomposição é um processo que tem início minutos depois da morte. Logo após seu coração resolver parar de bater, a temperatura do seu corpo vai cair quase 10 °C em um intervalo de uma hora até ficar em temperatura ambiente. O sangue fica mais ácido, o que faz com que as células se abram e enviem todas as suas enzimas para os tecidos, que começam um processo de autodigestão.

2º Você fica branco e roxo

E isso acontece graças aos efeitos da gravidade, que fazem com que o sangue do corpo siga para as áreas mais próximas ao chão – isso acontece porque não existe mais circulação sanguínea. O resultado dessa descontinuidade de fluxo sanguíneo é uma coleção de manchas roxas sobre as regiões mais baixas do seu corpo. Essas manchas são chamadas de “livor mortis” e, quando médicos legistas as estudam, conseguem saber a hora exata em que uma pessoa morreu.

3º Seus músculos contraem

Seu corpo começa a ficar mais rígido após quatro horas de morte, atingindo pico de rigidez doze horas depois e perdendo essa característica após 48 horas. Isso acontece porque há bombas em nossas membranas musculares que regulam cálcio e, quando essas bombas param de trabalhar em decorrência da morte, o cálcio inunda as células, fazendo com que os músculos se contraiam e fiquem enrijecidos.

4 – Seus órgãos vão se autodigerir

Depois dos processos citados acima, seu corpo vai entrar em estado de putrefação, que é, basicamente, a decomposição total, deixando você com um visual um tanto de ‘zumbi’. Enzimas do seu pâncreas vão fazer com que o órgão de autodegenere e, enquanto isso, micro-organismos vão atacar essas enzimas, deixando seu corpo com uma coloração verde a partir do umbigo.

5º Você pode virar  uma pessoa de cera

Depois da putrefação, não demora para que seu corpo se transforme apenas em esqueleto. No entanto, alguns corpos – especialmente aqueles que entram em contato com água ou terra gelada – podem desenvolver o que é conhecido como adipocere, um material adiposo formado nos tecidos do seu corpo, atuando como um conservante natural dos órgãos. É possível que, por algum tempo, depois de morto, você pareça ter fugido de uma exposição do Madame Tussauds.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *