Araraquara

Desencontro de informações entre Santas Casas é resolvido na Câmara

Vereador Edson Hel (Cidadania) intermediou diálogo entre vereadores e representantes da Santa Casa e da Prefeitura de São Carlos com secretária da Saúde de Araraquara 

ARARAQUARA – DESENCONTRO SANTAS CASAS


Um conflito de informações causou apreensão na direção da Santa Casa de São Carlos, em vereadores daquela cidade e representantes da Prefeitura. O assunto chegou até a Câmara de Araraquara, na quinta-feira (23), quando representantes destes órgãos procuraram pelo vereador Edson Hel (Cidadania). Pacientes graves de Cardiologia de Araraquara foram encaminhados pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) para a Santa Casa de São Carlos nos últimos dias, conforme relatou o diretor técnico do hospital, Dr. Roberto Muniz. Ainda que eventualmente isso venha a ocorrer quando houver falta de vagas em qualquer dos hospitais de referência, a informação que causou apreensão é a de que isso continuaria a ocorrer pelos próximos 60 dias, por conta da quebra de um aparelho de hemodinâmica da Santa Casa de Araraquara, equipamento essencial no atendimento destes pacientes. Segundo o médico, a informação foi dada pela Diretoria Regional de Saúde-DRS3, com sede em Araraquara.

Preocupados com as condições de atendimento do hospital de São Carlos, que, segundo informaram, “mal dá conta de sua demanda e tem dificuldades até mesmo para a compra de contraste”, administrado no paciente para exame de hemodinâmica, quatro vereadores da cidade deixaram a sessão ordinária em andamento naquela cidade e se dirigiram até a Câmara de Araraquara, buscando a intermediação do vereador Edson Hel, para que ele fizesse contato com a secretária da Saúde, Eliana Honain, buscando o esclarecimento da situação. Lucão Fernandes (presidente da Comissão de Saúde da Câmara de São Carlos), Cidinha Aguiar do Oncológico (membro da comissão), Elton Carvalho e Professor Azuaite, além de representantes da Prefeitura, queriam entender o envio dos pacientes sem prévio aviso.

 

Problema já foi resolvido 

Segundo Eliana, de fato, na segunda-feira (20), o aparelho de hemodinâmica da Santa Casa quebrou e houve necessidade de encaminhamento de três pacientes para São Carlos, da mesma forma como anteriormente já havia ocorrido o envio de pacientes de São Carlos para Araraquara, durante uma crise com pacientes de outras especialidades. Porém, o aparelho já está consertado e o atendimento retomou sua normalidade em Araraquara. A secretária informou ainda que um novo aparelho foi adquirido e está sendo instalado no hospital, dando melhores condições para o atendimento dos pacientes que necessitem. Desfeito o desencontro de informações e resolvida a situação, o vereador Azuaite agradeceu a rápida atuação de Hel junto à secretária da Saúde.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *