Araraquara

Design gráfico: muito além de embalagens e peças gráficas impressas

Design gráfico: muito além de embalagens e peças gráficas impressas

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

“Dia Mundial do Design Gráfico” é celebrado nesta segunda-feira, dia 27 de abril

IDN – Interior – Araraquara

O design gráfico tem tanta importância na sociedade, que ganhou um dia comemorativo, celebrado nesta segunda-feira, dia 27 de abril. A professora do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Adeline Gil, fala sobre a profissão, “uma área do design mais voltada à comunicação visual”.

“Podemos entendê-lo dentro da ‘Programação Visual’, que tem uma abordagem mais estratégica e que engloba não apenas embalagens e outras peças gráficas impressas – cartazes e revistas -, mas também ambientes, produções audiovisuais e interfaces. Nesse ponto, ele vai além do visual, pois inclui o posicionamento de quem comunica e a experiência dos usuários”, explica a docente.

Considerando, portanto, que o design gráfico vai muito além do impresso, ela aponta que, “estando presente nos ambientes, no audiovisual e nas interfaces digitais, entendo que a habilidade de programar visualmente um artefato ou um sistema seja um requisito que nunca deixará de ser parte fundamental da atividade de qualquer designer”. “Conforme vão aparecendo novas tecnologias, os princípios do design gráfico devem estar lá, garantindo a melhor experiência das pessoas com a informação”, completa.

Entre os nichos, Adeline destaca o design de informação, “que será cada vez mais importante em um mundo em que somos expostos a uma quantidade crescente de informação”. “Dar uma face humana à informação é uma atividade que pode promover a inclusão, o acesso das pessoas ao conhecimento e o aumento da participação”, ressalta.

O maior desafio e, ao mesmo tempo, o “combustível” que move esse profissional, é estar sempre atento às mudanças que acontecem na sociedade, de acordo com a docente. “As mudanças vêm acontecendo a uma velocidade crescente e precisamos sempre aprender com elas.Olhando para a história do design gráfico, percebemos o quanto ele pode ser usado como instrumento político, de educação, de inclusão, enfim, trata-se de um meio poderoso e que muitas vezes é visto apenas como ‘papel de parede’”, diz.

Adeline coloca que “a compreensão da relevância social do design, principalmente com o desenvolvimento acelerado de novos meios de comunicação – novas mídias -, tende a aumentar”. “Não se trata apenas de dar forma aos conteúdos, e sim de criar conteúdos e conexões relevantes”, comenta.

Design Digital da Uniara

“No curso,o design gráfico é trabalhado estimulando a criatividade do aluno, ao mesmo tempo em que incorpora, na prática, alguns princípios, como ser funcional, ou seja, a composição deve ser capaz de transmitir informação de forma eficiente. Também incentivamos uma abordagem mais artística e estética”, finaliza Adeline.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *