Diabetes; 14 alimentos que você deve ingerir e 11 que deve excluir

Diabetes; 14 alimentos que você deve ingerir e 11 que deve excluir
As pessoas que sofrem de diabetes, independentemente do tipo, devem ter sempre um cuidado especial com a alimentação

09MAR2017| 8:13
Lifestyle - Diabetes

Falar em diabetes nem sempre implica falar em estilo de vida. Embora a diabetes tipo 2 seja a mais comum em todo o mundo (a que está diretamente relacionada a má alimentação e sedentarismo), existem outros tipos de diabetes que nada têm a ver com as escolhas diárias.

É o caso da diabetes tipo 1 (ou diabetes insulino-dependente), que é a mais rara e tem uma maior incidência entre crianças e jovens. Esta doença auto-imune ainda não tem cura.

Mas falar em diabetes implica falar também na diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez e que pode afetar até as mulheres que não tinham qualquer indício da doença antes de ficarem grávidas. Este tipo de diabetes tende a desaparecer, mas, quando não tratado devidamente, pode impulsionar o aparecimento de diabetes tipo 2.

Prestar atenção aos sinais de pré-diabetes é a melhor forma de evitar uma progressão da doença. A prevenção da Diabetes (ou do diagnóstico final de diabetes) passa pelo controle do peso, que deve se manter num nível saudável e sem que apresente grandes acúmulos de gordura, especialmente na região abdominal.

Deste modo, como destaca o site Eat This, Not That!, a alimentação assume um papel fundamental não só na prevenção como no tratamento da doença, evitando alterações drásticas dos níveis de insulina e possíveis doenças associadas à diabetes, como a cegueira e a obesidade.

Evitar alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras ou que tenham sido amplamente processados é um dos primeiros passos. Depois, é preciso que escolher os alimentos que mais ajudam a controlar o apetite e os níveis de açúcar do sangue, fornecendo ainda um vasto leque de nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Contudo, é importante salientar que o impacto dos alimentos varia de organismo para organismo e que, por isso, é sempre importante procurar acompanhamento médico e nutricional, pois só assim se saberá quais são as opções mais indicadas para cada caso.

SIM

Aveia – Quinoa – Leguminosas – Salmão – Iogurte Grego – Folhas Verdes – Frutos Vermelhos – Vegetais – Abacate – Semente de Chia – Amêndoas Cruas – Linhaça – Chá Verde – Cafe Sem Açúcar.

NÃO

Café com Creme – Doces – Pão Branco (tradicional ou de forma) Carnes no Churrasco – Empanados – Batata Frita – Suco de Frutas com Shakes – Molhos (com Creme de Leite – Manteiga ou Banha de Porco) – Castanhas Temperadas – Energéticos – Refrigerantes.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

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One thought on “Diabetes; 14 alimentos que você deve ingerir e 11 que deve excluir

  • 10 de março de 2017 em 02:51
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    Boas informações…precisamos muito disso.

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