SLIDER

Dieta detox é uma moda ‘perigosa e ineficaz’, diz estudo

Dieta detox é uma moda ‘perigosa e ineficaz’, diz estudo
De acordo com os especialistas, a dieta detox é um mito

15JAN2017| 9.27
Lifestyle

Com a promessa de eliminar peso, fortalecer os cabelos, unhas e digestão, e ainda estimular o sistema imunológico, as dietas de desintoxicação estão cada vez mais na moda. No entanto, seu resultado nem sempre é benéfico.

De acordo com os médicos do Hospital Milton Keynes, na Inglaterra, esses remédios alternativos usados para limpar o “lixo tóxico” do corpo acumulado após comer em excesso são “perigosos e ineficazes”.

Segundo eles, recentemente uma mulher de 47 anos de idade foi hospitalizada inconsciente depois de sofrer um ataque epilético causado ao ingerir um suco detox. Ela havia bebido um “coquetel” à base de plantas com chá verde, cardo de leite, verbena, raiz de valeriana e glutamina. Os especialistas afirmaram que os níveis de sódio da paciente foram reduzidos. “É preciso ter em mente os riscos drásticos que essas dietas podem causar”, dizem eles.

A desintoxicação não é necessariamente saudável e não tem nenhuma base científica. Além disso, os produtos naturais também podem causar “efeitos colaterais”. De acordo com o estudo, “a própria ideia de desintoxicação é um absurdo. Não há de fato pílulas, bebidas, loções milagrosas que fazem isso. O corpo tem um sistema que purifica e remove toxinas”.

Órgãos como os intestinos, fígado e rins purificam completamente o álcool, drogas, bactérias, produtos químicos. “As dietas de desintoxicação são mais um mito comercial do que uma realidade nutricional. Muitas delas são promessas exageradas não baseadas em evidências científicas e os benefícios são de curta duração”, ressalta o estudo.

“É melhor ter uma dieta saudável e variada, com um estilo de vida ativo, ao invés de passar por uma dieta de limpeza ”, completam os especialistas. (ANSA)

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *