AraraquaraSLIDER

Diversas atividades marcam o Dia do Brincar no Parque Infantil

Diversas atividades marcam o Dia do Brincar no Parque Infantil
Crianças de várias idades puderam se divertir e compartilhar emoções na manhã do último domingo (28)

30MAI2017| 9h30 - IMPRENSA CAM 

 Com o objetivo de resgatar as brincadeiras da infância e lembrar a importância das brincadeiras nas diferentes fases da vida, a 9ª edição do Dia do Brincar aconteceu no último domingo (28) no Parque Infantil.

Comemorada nacionalmente em 28 de maio, a data foi instituída e incluída no Calendário Oficial do Município por meio de lei de autoria do vereador José Carlos Porsani (PSDB). “Brincar é tudo na vida. A partir do momento que você vê uma criança sorrir, é a maior felicidade. Aqui não tem distinção de religião, de sexo, todo mundo é igual. Vemos velhinhos brincando com os netos, pai brincando com o filho, isso é importante”, afirmou.

Lucy Alves Correia, da Associação Brasileira de Brinquedotecas, lembrou que “há algum tempo, a criança já não tem mais o seu espaço para brincar, não pode mais brincar na rua, está difícil fazer amiguinhos porque ela vive dentro do laptop, dentro do iPad. Esse projeto é para a criança voltar a brincar e a família voltar a brincar com a criança, resgatando todas as brincadeiras que tivemos na infância”.

O domingo foi marcado por brincadeiras tradicionais, como bambolê, cantigas de roda, amarelinha, bolinha de gude, além de jogos de tabuleiro, tênis de mesa, futebol, entre muitas outras atividades.

Diversas famílias participaram do evento e aprovaram. “Muito legal, estou gostando muito. Tem muitos personagens, muitos brinquedos e tudo de graça. Muito gostoso!”, disse Luna. A mãe, Lisa, concordou, e completou: “As crianças se divertem. Só falta um pouquinho de brinquedos para os adultos, como uma tirolesa, mas está tudo ótimo”.

“Nessa era de celular, iPads, a criança acaba nem vendo com quem está jogando. É muito importante para que ela interaja e compartilhe com outras pessoas”, destacou o vice-prefeito Damiano Neto (PP).

Para Cidinha Silva, presidente do Fundo Social de Solidariedade, é indescritível ver o tamanho do evento. “Sabemos que, para o desenvolvimento pleno da criança, a brincadeira é necessária. A interação, o respeito e os desenvolvimentos físico e intelectual são mais rápidos se houver a brincadeira. Esse evento é de fundamental importância, pois em Araraquara brincadeira de criança é coisa séria, e criança não tem idade.”

Os irmãos Henrique e Leonardo Sanioto, da comissão organizadora, também enfatizaram a importância do Dia do Brincar. “Brincar é algo sério, educacional e transformador”, entende Henrique. “É um grande desafio organizar esse dia, mas um grande orgulho também. O brincar hoje é muito importante, mais ainda do que na nossa infância, pois as crianças deixaram muito de brincar. O brincar junta a família, desenvolve o raciocínio e várias habilidades que hoje as crianças estão perdendo”, completou Leonardo.

Também estiveram presentes os vereadores Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) – presidente da Câmara, com as filhas Júlia e Luísa –, Roger Mendes (PP), Edio Lopes (PT), Gerson da Farmácia (PMDB), Zé Luiz (PPS), Elias Chediek (PMDB) e Juliana Damus (PP).

Fotos: https://flic.kr/s/aHskW15r2G

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *