Araraquara

Documento busca detalhes sobre atendimentos a dependentes químicos em Araraquara 

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) pede informações sobre opções de tratamentos disponíveis na cidade


Considerando preocupante o aumento do número de dependentes químicos em Araraquara e ser fundamental o acesso a informações atualizadas sobre as opções de tratamentos disponíveis na rede pública, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre os tratamentos para dependentes químicos no Município.

“Levando em conta a gravidade das consequências físicas e psicológicas causadas pelo uso abusivo de drogas, é necessário garantir que existam recursos adequados para oferecer o melhor suporte aos dependentes e suas famílias”, entende o parlamentar.

Angeli enfatiza ainda a relevância do trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas “Doutor Calil Buainain” (Caps AD) no cuidado e na assistência a pessoas com dependência química.

No documento, o vereador pergunta qual a quantidade de pacientes atendidos pelo Caps AD atualmente; quais são os tipos de atendimentos oferecidos pelo Caps AD, tais como atendimento individual, terapia em grupo, atividades de reintegração social, entre outros; qual a frequência e duração média dos atendimentos prestados aos pacientes; qual o número de profissionais de saúde que compõem a equipe do Caps AD e suas respectivas formações; quais são as políticas e estratégias utilizadas pelo Caps AD no acompanhamento e tratamento dos pacientes com dependência química; e se existem parcerias ou convênios firmados com outras instituições.

O parlamentar pede também um relatório mostrando resultados e indicadores relacionados ao sucesso do tratamento realizado no Caps AD, como taxa de abstinência, redução de danos e reintegração social dos pacientes.

Pergunta ainda quantas clínicas de internação para dependentes químicos estão registradas e operam em parceria com o Município; quais são os critérios utilizados para autorização e fiscalização dessas clínicas; quais são os tipos de tratamento oferecidos pelas clínicas de internação credenciadas; e se existe alguma instituição responsável pela supervisão e orientação dessas clínicas e, em caso afirmativo, qual o órgão responsável e qual o seu papel.

“Diante do preocupante aumento de dependentes químicos em nossa cidade, é essencial que tenhamos informações claras sobre os tratamentos disponíveis. Precisamos garantir recursos adequados para oferecer o suporte necessário aos dependentes e suas famílias. Além disso, queremos ter conhecimento de quais são as clínicas de internação credenciadas. É fundamental que tenhamos políticas efetivas para o acompanhamento e tratamento desses pacientes”, explica e finaliza Angeli.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *