Educação & Cultura

Doutoranda e líder do BioPolMat da Uniara participam como coautores de trabalho premiado na área de balística forense

Estudo ficou em primeiro lugar no XXVI Congresso Nacional de Criminalística, IX Congresso Internacional de Perícia Criminal e XXVI Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística


A doutoranda e o líder do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Amanda Claro e Hernane da Silva Barud, são dois dos coautores de um trabalho premiado em primeiro lugar, na área de balística forense, no XXVI Congresso Nacional de Criminalística, IX Congresso Internacional de Perícia Criminal e XXVI Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística, realizados em conjunto em maio.

O estudo, que tem como primeiro autor Flavio Augusto Cavadas Andrade, é intitulado “Caracterização físico-química e avaliação de sistemas de proteção contra corrosão de projéteis deflagrados por armas de fogo”.

“A Amanda, juntamente com peritos criminais da Superintendência de Polícia Técnico-Científica – SPTC, apresentou o trabalho no evento. O estudo comprovou que os projéteis de arma de fogo podem sofrer oxidação ao longo do tempo, o que prejudica os microestriamentos – ‘impressões digitais’ – provocados pela arma de fogo que o disparou, muitas vezes impossibilitando o confronto balístico que comprovaria que a arma foi utilizada em um determinado crime”, explica Barud.

Ele acrescenta que o trabalho também “propôs o tratamento desses projéteis, que preservam por mais tempo os estriamentos quando comparados aos projéteis que não foram tratados, permitindo que o exame de confronto seja realizado com mais chances de sucesso no resultado conclusivo”.

Barud finaliza dizendo que o estudo premiado envolve parceria com o Instituto de Química da Unesp, “junto dos professores Flavio, Eduardo Gonçalves Vieira Santos, Larissa Elisabeth Cordeiro Dantas, Thiago Borsoi Ribeiro, Assis Benedetti e Cecílio Sadao Fugivara”.

Informações sobre o grupo de pesquisa em BioPolMat da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *