Educação & Cultura

Enfermagem da Uniara promove jornada em função do Agosto Dourado

Evento será realizado no dia 24, a partir das 19h, na unidade I da universidade

Em função do Agosto Dourado, o curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara promove a “Jornada de Aleitamento e Amamentação – Faça a diferença para mães e pais que trabalham” no dia 24 de agosto, a partir das 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

“Agosto Dourado é o mês de incentivo ao aleitamento materno e à amamentação, com destaque para a primeira semana do mês, conhecida como Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM. A recomendação do Ministério da Saúde é a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, podendo continuar junto com a alimentação complementar até os dois anos ou mais. As dificuldades para as famílias que amamentam seus bebês são diversas, podendo levar ao desmame precoce e, dentre as dificuldades, destacamos a volta ao trabalho, com o fim da licença maternidade”, inicia uma das integrantes da comissão organizadora da Jornada, Lucilei Cristina Chiodi.

A realidade da licença maternidade no Brasil, de acordo com ela, tem sido apontada como uma barreira para que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de vida da criança, “pois a Lei garante à mulher quatro meses de licença maternidade, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e, aos pais, uma licença de apenas cinco dias, sem prejuízo na remuneração”.

“Com o cenário atual de pós-pandemia e a necessidade de renda de muitas famílias, a World Alliance for Breastfeeding Action – WABA lançou como tema da SMAM 2023 ‘Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham’. Assim, torna-se essencial, desde o pré-natal, informar as mães e os pais sobre os direitos e cuidados para se manter o aleitamento materno exclusivo com a volta ao trabalho. Destacamos também que todas as famílias que amamentam precisam ser atendidas visando ao cuidado integral, que considera as diferentes configurações e realidades das famílias brasileiras”, explica Chiodi.

Além dela, as outras integrantes da comissão organizadora da “Jornada de Aleitamento e Amamentação – Faça a diferença para mães e pais que trabalham” são, respectivamente, a coordenadora e as professoras da graduação, Creusa Aparecida Meirelles, Amanda dos Santos Oliveira, Ana Beatriz Ferreira Velozo e Cibele Correia Semeão Binotto.

Detalhes sobre o evento estão disponíveis pelo Instagram – @enfermagemuniara. Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Cronograma

19h20 – Abertura Oficial do Evento

19h30 – Palestra: “Amamentação e volta ao trabalho: a realidade da família na sociedade atual”, com a enfermeira obstetra, doula, educadora perinatal, consultora em amamentação e docente em cursos de Enfermagem, Renata Ferraz

20h20 – Palestra: “Cada gota vale ouro: a importância da doação de leite materno”, com a nutricionista, especialista em Saúde da Família, atuante no cuidado nutricional da gestante em maternidade, capacitada pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano de Araraquara, Ana Lécia Cristina da Silva

20h50 – Palestra: “Aspectos emocionais da família que amamenta e a volta ao trabalho”, com a psicóloga, psicoterapeuta corporal e doula Flávia Cabral

21h30 – Encerramento

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *