Araraquara

Engenheiro transforma sua vida ao investir na gastronomia

| IDNews | Senac/Carolina Malandrino | Foto: © Senac/Carolina Malandrino

Após 20 anos de carreira, ex-aluno do Senac São Carlos resolveu voltar às origens familiares para ficar ao lado da filha e da esposa

Frederico Varela Fernandes, 50 anos, é um exemplo de que arriscar pode ser uma boa escolha. Formado em engenharia mecânica em 1995, o profissional fez carreira no setor, no qual atuou por duas décadas. Porém, quando sentiu a necessidade de acompanhar a infância de sua filha, transformou um antigo hobby em profissão e voltou às origens.

Desde criança, a gastronomia se fez presente na vida de Frederico, já que sua infância transcorreu quase que totalmente dentro da churrascaria, propriedade de seus pais. Apesar da influência, resolveu investir na área de ciências exatas e deixou de lado os planos culinários.

Trabalhando em São Paulo, mas com a família residindo em São Carlos, ele voltava para casa somente nos finais de semana. Dentro dessa rotina, percebeu que não estava acompanhando momentos importantes da vida de sua única filha, Luiza, e da mulher, Yuka. “Ficar apenas dois ou três dias por semana ao lado delas não estava me fazendo bem. A falta de convivência começou a me afetar. Por isso, resolvi mudar”, conta.

Então, em 2015, o engenheiro conversou com a família e decidiu largar tudo em São Paulo e investir na área gastronômica de vez. “Para me qualificar, a primeira instituição que veio à cabeça foi o Senac. Foi automático, por ser uma referência. Era o lugar certo para me apoiar nessa nova etapa da vida profissional.”

Durante os dois anos seguintes, Frederico participou de cursos livres e workshops que ocorreram na unidade São Carlos. E em 2017, ele ingressou no curso Técnico em Gastronomia. “O Senac me ensinou técnicas, o que é o sabor e o que acontece dentro da panela. Nunca mais vou conseguir fritar um bife apenas por fritar. Existe todo um conteúdo dentro disso. A instituição realmente me preparou para o mundo do trabalho”, comemora.

Já formado, o agora ex-engenheiro abriu o próprio buffet, que atende aniversários, casamentos, batizados, entre outros eventos. Além disso, também trabalha como auxiliar de cozinha na penitenciária de Itirapina. “Nunca mais pensei em voltar para a engenharia. Como em todos os segmentos, existem altos e baixos, mas não cogito retornar para minha primeira formação. Quero crescer como chef de cozinha e aprender cada dia mais.”

Outra consequência positiva foi na vida familiar de Frederico. Hoje, segundo ele, tarefas normais do dia a dia, como ir ao supermercado, tornaram-se programas de pai e filha. “É isso que me deixa mais feliz”, celebra.

Serviço:

Senac São Carlos

Endereço: Rua Episcopal, 700, Centro – São Carlos/SP

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *