Araraquara

Falta de contrastes iodados para procedimentos médicos é problema global 

Resposta foi dada pela Secretaria da Saúde ao vereador Marcos Garrido (Patriota)


No início do mês de outubro, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento814/2022, solicitando esclarecimentos sobre a disponibilidade de contrastes para realização de procedimentos médicos na rede pública municipal de saúde, especialmente em casos de pacientes com problemas cardiovasculares, inflamatórios e com suspeita de tumores.

Em resposta, a Secretaria da Saúde alegou que existem fatores que dificultam a realização de alguns procedimentos que dependem de contraste iodado, entre eles o aumento da demanda pós pandemia; a situação da Covid no resto do mundo e seus impactos no comércio mundial; a escassez de iodo; e a interrupção provisória do fornecimento de contrastes por uma das empresas importante do mercado.

O setor completou informando que a falta de contrastes é global e que recebeu orientações do Ministério da Saúde para avaliar o estoque disponível, priorizar procedimentos em pacientes de maior risco e em condições de urgência, evitar desperdícios, e considerar o uso de métodos alternativos.

Sobre a obtenção de novos materiais, o órgão esclarece que está seguindo todos os trâmites para a aquisição de 750 frascos de contrastes não iônicos para tomografias e outros procedimentos.

“Foram entregues, até o dia 17 de outubro, 440 dos 750 propostos dentro da Ata de Registro de Preços. O saldo remanescente deverá ser entregue em até 90 dias, em três fornecimentos parciais”, completa.

Por fim, a Secretaria afirmou que os contrastes serão utilizados respeitando todas as premissas, cabendo aos profissionais da saúde avaliar a gravidade de cada caso e encaminhar, se necessário, o paciente em regime de urgência.

Todas as informações dadas na resposta foram comprovadas com documentos que foram anexados e podem ser analisados na íntegra no documento de resposta.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *