Araraquara

Falta de insumos na Saúde deve ser denunciada à Ouvidoria, avisa Prefeitura 

Falta de insumos na Saúde deve ser denunciada à Ouvidoria, avisa Prefeitura 

Vereador João Clemente (PSDB) pediu informações sobre a administração de materiais nos equipamentos públicos de saúde


Falta de insumos e medicamentos pode colocar em risco a saúde da população. Em julho, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou o Requerimento nº 681/2021, em que pedia informações, da Prefeitura, sobre como é feita a administração de recursos materiais nos equipamentos públicos de saúde. No dia 17 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou, com esclarecimentos sobre a logística adotada para que não faltem suprimentos.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Almoxarifado Central de Medicamentos, Débora Fernanda Ferreira, há um cronograma mensal de pedidos e entregas. Além disso, diariamente, são realizadas as reposições nas farmácias das unidades de saúde, atendendo às solicitações feitas pelas farmacêuticas dos respectivos órgãos.

“Em caso de falta de medicamento ou material médico, o farmacêutico responsável pela farmácia do local deverá fazer a solicitação através de pedido extra que costuma ser enviado, por e-mail, ao Almoxarifado Central de Medicamentos, conforme rotina já estabelecida”, explica Débora. No entanto, ela observa que, por meio do controle de estoque descrito no procedimento operacional vigente, a ideia é evitar a falta de medicamentos.

Segundo ainda a enfermeira, quando há falta de algum insumo no almoxarifado central, o problema, na maioria das vezes, está relacionado ao fabricante ou fornecedor. Nesses casos, a orientação é que a população acione a Ouvidoria da Prefeitura por meio do telefone (16) 3301 1700 – ramal 1736, site http://www.araraquara.sp.gov.br/transparencia-ouvidoria ou e-mail [email protected]

A Secretaria Municipal de Saúde não forneceu informações sobre os materiais de limpeza em geral, também pedidos pelo parlamentar, afirmando, apenas, que tais itens são administrados pelo Almoxarifado Geral e não pelo Almoxarifado Central de Medicamentos.

Clemente reitera que todo ser humano tem o direito à garantia da saúde de si e de sua família, “inclusive aos cuidados médicos em caso de desemprego”. “É com esse sentimento do sagrado direito à saúde e ao direito à excelência dos serviços públicos prestados, que buscamos entender como é feita a reposição de materiais e insumos nos equipamentos públicos municipais de saúde, para que a população nunca fique desassistida”, frisa o vereador.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *