Faz bem em tomar banho todos os dias?

Saiba o que diz a ciência…


O banho é uma prática enraizada nas nossas rotinas de higiene. Para uns é um ritual diário, enquanto para outros, acontece duas vezes por semana ou até menos. Por essa razão, a pergunta que se impõe é: afinal, fazemos bem em tomar banho todos os dias?

A questão divide especialistas, mas há quem admita que tomar banho diariamente não é assim tão importante. Segundo o portal Metrópoles, alguns cientistas desencorajam o banho diário e acreditam que dois por semana são suficientes. Não porque sejam contra o ‘excesso’ de higiene, mas porque, por mais estranho que nos possa parecer, ao tomarmos banho todos os dias podemos estar contribuindo ativamente para a destruição das defesas naturais da nossa pele contra as bactérias patogênicas, que provocam doenças, e até as não patogênicas, que nos protegem das agressões externas e, como tal, não devem ser eliminadas.

Além disso, os banhos diários contribuem para a desidratação da pele e até para o desenvolvimento de dermatites ou eczemas. Isto, claro, se tomar banho com água demasiado quente.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, a dermatologista e venereologista Olga Pereira defendeu que “não há uma regra” que dite a frequência do banho. No entender da especialista, se uma pessoa tem um trabalho fisicamente exigente deve tomar banho até mais do que uma vez por dia.

Por sua vez, a dermatologista Helena Toda Brito, recomenda um banho diário. “Um adulto normal, com vida ativa, deve tomar um banho por dia.”

Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, citado pelo jornal Metrópoles, descobriu que indígenas de áreas remotas da Amazônia, que tomam banhos frequentes, possuem maior diversidade de bactérias na pele. A teoria dos cientistas é que os microrganismos são responsáveis por evitar que estes indivíduos adoeçam com frequência.

Em contrapartida, outros estudos mostram que um indivíduo que trabalha num escritório pode ter contato com 10 milhões de bactérias, algumas delas na origem de diversas doenças. Neste caso, o banho diário é essencial para reduzir as hipóteses de doença.

Além disso, também é importante tomar banho depois da prática do exercício físico, para eliminar a sujeira e os resíduos orgânicos que se acumulam, como o suor.

Diminuir uso do sabão

Sendo assim, devemos passar do oito para o 80? O meio termo, concluem os especialistas, é tomar banho todos os dias, mas evitar ensaboar todo o corpo, dando preferência aos pés e axilas. Isto porque uma coisa é certa: muito sabão é prejudicial à nossa pele.

Já a lavagem de mãos deve acontecer várias vezes ao dia as roupas trocadas e lavadas.

| IDNews® |Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.