Brasil

Fóssil de ninho com 5 ovos de 80 milhões de anos descoberto em Minas

Pesquisadores acreditam ser uma ninhada de crocodiliformes, dinossauros carnívoros de pequeno porte ou até mesmo de aves

BRASIL - MG - De acordo com a mesma fonte, o ninho estava submerso em rochas sedimentares com baixo teor de argila e,...

Um fóssil de um ninho com cinco ovos foi descoberto durante escavações no Trevão de Monte Alegre de Minas, no Brasil. Os investigadores equacionam que poderá tratar-se de uma ninhada de crocodiliformes, dinossauros carnívoros de pequeno porte ou até mesmo de aves.

O exemplar foi descoberto pelo investigador Paulo Macedo, da empresa Geopac Consultoria Ambiental, contratada pela concessionária Ecovias do Cerrado para desenvolvimento de escavações na área.

“É uma coisa inédita até para mim, que já tive várias escavações no país inteiro. Para mim, é uma descoberta de grande relevância”, disse Macedo, em declarações à TV Integração, e citado pelo G1.

De acordo com a mesma fonte, o ninho estava submerso em rochas sedimentares com baixo teor de argila e, segundo as primeiras análises, foi deixado na margem de um rio que drenava a região, um ambiente totalmente diferente do atual.

“A maior parte da nossa concessão, que engloba as BRs 364 e 365, passa pelo Triângulo Mineiro, um território muito rico em material paleontológico. É por essa razão que a Ecovias do Cerrado fez parcerias com empresas e universidades para o desenvolvimento de investigações em áreas próximas as nossas obras”, adiantou a coordenadora de Sustentabilidade da Ecovias do Cerrado, Daniela Almeida, ao g1.

Uma publicação partilhada por Ecovias do Cerrado (@ecoviasdocerrado)

O exemplar foi entregue ao Laboratório de Paleontologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) do campus de Ituiutaba-MG. Este ficará sob a responsabilidade da UEMG de Ituiutaba, que vai desenvolver estudos para análise, caracterização e detalhamento do fóssil.

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *