Araraquara

Frente Parlamentar promove 1º Encontro Regional de Cannabis Medicinal 

Evento acontece no dia 9 de dezembro, a partir das 8h30, no Plenário da Câmara Municipal  

 No dia 9 de dezembro, sábado, a partir das 8h30, no Plenário da Câmara Municipal, acontece o 1º Encontro Regional de Cannabis Medicinal, com o tema “Não espere precisar para defender!”. A atividade é organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e com a participação do vice-presidente da Casa de Leis, vereador Aluísio Boi (MDB), e do vereador Marcos Garrido (Patriota). 

O Brasil conta com aproximadamente 24 medicamentos à base de Cannabis sativa sendo comercializados. No entanto, os valores são extremamente altos, sendo possível o acesso a esses medicamentos somente por pessoas com maior poder aquisitivo. “Por isso, potencializar o processo de desconstrução dos mitos e preconceitos, e criar políticas públicas que possibilitem o acesso a todos os que necessitam sem a necessidade de judicialização são determinantes para as cidades”, pontua Fabi. 

A vereadora destaca o neurocientista Sidarta Ribeiro, que diz que cerca de 1.500 anos antes de Cristo já se fazia uso medicinal da substância. “O Papiro de Ebers, daquela época, mostra o uso contra inflamação, já que a cannabis contém potentes anti-inflamatórios. E há outras substâncias na cannabis que não produzem efeitos psicoativos e são terapêuticos, estimulando o crescimento de ossos, e o uso como antiepilépticos, antiproliferativos e antibacterianos. A cannabis é uma farmacopeia, é uma planta que gera muitos usos diferentes de acordo com a combinação de substâncias.” A parlamentar completa que, por ser uma planta, a cannabis merece ser tratada assim. “Seu potencial terapêutico pode prover melhor qualidade de vida das pessoas com autismo, Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas, reumatismo, dores crônicas, epilepsia refratária etc.”, reforça. 

“O encontro visa a ser um espaço de promoção de educação, prover visibilidade à pauta e fortalecer um movimento regional que possa se alicerçar no princípio fundante do SUS: a universalidade do acesso”, finaliza a presidenta da Frente. 

      Confira como a programação do encontro: 

      1ª Mesa – “Pelo direito de plantar, colher e fazer nosso próprio remédio”, com Maicon Silva, paciente canábico desde 2014, com HC para plantio e produção da própria medicação, e Stephani Ferrisi, farmacêutica pós-graduada em Cannabis Medicinal. 

      2ª Mesa – “Cannabis Medicinal: acesso, direito e dignidade”, com Enor Machado, presidente da Associação Flor da Vida, e André Gonzaga, professor assistente doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. 

      3ª Mesa – “Políticas Públicas e avanços na pauta”, com Fabi Virgílio, vereadora e presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal. 

       Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT) 

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *