Saúde & Cuidados

Há fatores que favorecem a ocorrência de uma gravidez de gêmeos?

SAÚDE & CUIDADOS, A médica sublinha ainda que fala-se num fator hereditário, "mas não há evidência de que que ele tenha uma ...

“Hoje, sabe-se que engravidar entre os 35 e os 39 anos aumenta a probabilidade de gravidez gemelar, independentemente de se tratar de uma gravidez normal ou de uma gravidez resultante de uma técnica de apoio à fertilidade (procriação medicamente assistida).” Quem o diz é Joana Goulão Barros, especialista em ginecologia-obstetrícia.

Por outro lado, “as técnicas de apoio à fertilidade, tiverem sido implantados na mulher dois embriões”, também são fator de risco para a gravidez gemelar. Já em termos de origem étnica, também há algumas variações. “Em mulheres de etnia africana a gravidez gemelar ocorre em cerca de 5% das gestações; já nas mulheres caucasianas, essa ocorrência baixa para 1%.”

A médica sublinha ainda que fala-se num fator hereditário, “mas não há evidência de que que ele tenha uma grande preponderância”. “Há histórias familiares onde se relata a existência de gêmeos em diferentes gerações. E, de fato, se há gêmeos na família, a probabilidade de gravidezes gemelares aumenta, mas não muito.”

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *