Araraquara

Inauguração de academia ao ar livre atende a reivindicação dos moradores da Vila Gaspar 

Presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), participou da solenidade, marcada por homenagem ao comerciante Vagner Thomaz


Autoridades, moradores da Vila Gaspar e familiares de Valter Aparecido Thomaz participaram, na manhã desta sexta-feira (23), da inauguração da academia ao ar livre que leva o nome de Thomaz, homenageado na ocasião e por quem a população local nutre afeição pelo tempo em que atuou como comerciante no bairro.

A instalação da academia ao ar livre “Vagner Aparecido Thomaz”, na Praça dos Voluntários “São Vicente de Paulo”, na Vila Gaspar, conta com dez equipamentos padronizados e placas indicativas. A criação do espaço para atividade física era uma antiga demanda dos moradores. A iniciativa partiu da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do presidente da Câmara, o vereador Aluisio Boi (MDB), concretizada por meio de emenda de autoria da deputada estadual Márcia Lia (PT), que alocou recursos de R$ 40 mil junto ao Governo do Estado.

Para Boi, a sua participação no evento o fez relembrar da inauguração da Praça dos Voluntários há 12 anos e verificar como o local está mais bonito. “Eu vejo como é bom os moradores conquistarem e ocuparem o espaço que é deles. Falava para a Fabi [Virgílio] que não era possível mudar o nome de uma rua para homenagear o Vagner nem faria sentido inaugurar uma rua longe daqui. A escolha do nome da academia foi assertiva. Quero de forma muito especial agradecer a presença do sobrinho Daniel, da mãe Luzia, da irmã Marilda, da esposa Rosineia, da filha Fernanda, dos netos e amigos do Vagner, que hoje deixa sua biografia cravada nesta praça”.

Para a vereadora Fabi Virgílio, a inauguração da academia é um momento muito celebrado pelos moradores da região. “Estar no meu território afetivo, onde cresci, é uma alegria imensa. Em nome da minha mãe, Angelina, e da minha tia agradeço a todos os presentes. A forma como foi pensado e estabelecido o projeto da academia transformou esse espaço no mais bonito de Araraquara”, completou.

Já o prefeito Edinho Silva (PT) declarou que a parceria entre Legislativo e Executivo é muito simbólica. “Essa praça é um local importante para a comunidade e eu assumi o compromisso, elaborando um cronograma de recuperá-la. A Vila Gaspar é um dos bairros mais antigos de Araraquara. Daqui surgiu a Vila Xavier, portanto é uma região tradicional e um bairro de integração na cidade. Nesse sentido, temos que trabalhar para que façamos a incorporação com o Jardim Brasília e com a Avenida Manoel de Abreu. Será um grande corredor de integração onde moram mais de 40 mil habitantes”, destacou Edinho.

“A praça ficou linda. Faço muito gosto por contribuir para a melhoria de espaços como a academia ao ar livre. Espero que os moradores possam aproveitar bastante o espaço para se exercitarem”, declarou Marcia Lia (PT).

Sobrinho do homenageado, Daniel Henrique Forini, fez discurso e afirmou estar bastante emocionado. “Essa homenagem é simbólica para mim porque meu tio teve a oportunidade de fazer diferença na vida das pessoas à frente do Mercado Thomaz. Ele foi uma pessoa que ajudou muita gente aqui da região. A academia ao ar livre é um ganho significativo para todos nós”, acrescentou.

“Esse momento está sendo uma mistura de emoções porque mexe com feridas da perda, ao mesmo tempo, sinto orgulho por saber que o meu marido era muito querido por todos, era divertido e feliz. Isso representa uma linda homenagem com ganho de uma academia. Agora posso me exercitar perto de casa, que fica a dois quarteirões daqui“, contou a viúva, Rosineia Thomaz.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *