Educação & Cultura

Inscrições para o NMUN continuam abertas na Uniara

Maior simulação das atividades da ONU será realizada em 2023, em Nova Iorque, nos Estados Unidos


Continuam abertas as inscrições para o National Model United Nations – NMUN, a maior simulação das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU, que será realizado no final de março de 2023, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento é promovido pela ONU e direcionado a quaisquer estudantes de graduação e pós-graduação. No Brasil, a oportunidade é oferecida por meio de uma parceria entre a Universidade de Araraquara – Uniara e a Associação Diplomatici Brasil.

Os interessados devem se dirigir à coordenação do curso de Direito da universidade (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro), onde poderão esclarecer dúvidas com o coordenador do projeto no país, coordenador dos cursos de extensão da graduação e presidente da Associação Diplomatici Brasil, Fernando Rugno.

“Ficamos três anos sem o projeto, e agora vamos retomar esse trabalho. Convido todos os interessados e, assim que fecharmos o grupo, vamos constituir a delegação brasileira. No NMUN, os participantes atuam como embaixadores de países diferentes dos de suas nacionalidades, conforme um sorteio realizado pela ONU, para que possam mudar algumas situações em um país em conflito, por exemplo, com novas ideias. É um grande desafio estudar para oferecer soluções de problemas diversos que essas nações apresentam”, explica Rugno.

Após o sorteio do país a ser representado, segundo ele, são realizadas pesquisas e a elaboração de projetos “para que possamos levá-los até a assembleia da ONU, no fim de março de 2023, para apresentarmos às delegações dos 193 países que participarão novamente”. “Ao serem aprovados, esses projetos são encaminhados ao país representado pela delegação, e isso, se esse país concordar e aceitar, torna-se lei com o nome do aluno”, detalha.
Nos últimos dez anos de participação da delegação brasileira no NMUN, os resultados foram positivos, segundo Rugno. “Sempre conseguimos a aprovação de projetos na assembleia, e obtivemos, por dois anos seguidos, o prêmio de melhor delegação do mundo”, recorda-se.

O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Fernando Passos, parabeniza a iniciativa. “Recomendo que os interessados participem, pois, além de colocarem em prática muitos conhecimentos e saberem melhor como funcionam as atividades da ONU, a atividade é importante para se exercer o movimento de liderança”, finaliza.

Mais informações sobre o NMUN podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br ou também pelo e-mail [email protected].

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *