Esportes

Mano preserva elenco do Corinthians: ‘Prometi a eles que darei uma ideia de como jogar’

O técnico disse que seria injusto com um grupo que acabou de assumir se saísse falando em reformulação ou fim de ciclo

Mano Menezes mostrou bastante serenidade após a eliminação do Corinthians na Copa Sul-Americana. Contratado às pressas para tentar levar a equipe à final, o técnico admitiu que o futebol produzido diante do Fortaleza não foi suficiente para a classificação, mas evitou caça às bruxas e saiu em defesa do elenco.

O técnico disse que seria injusto com um grupo que acabou de assumir se saísse falando em reformulação ou fim de ciclo e mostrou confiança de que ainda pode tirar mais da equipe com um pouco de tempo para trabalhar.

“É sempre inadequado falar em cima de uma eliminação que vai encerrar ciclo de um ou de outro. Falei na apresentação que estamos aqui para fazer um trabalho. No futebol, o no Brasil principalmente, ciclos se encerram, a cada ano tem de montar uma nova equipe, mas vamos trabalhar esse restante do Brasileiro para já fazer uma equipe melhor”, disse o técnico.

Mano quer não apenas livrar a equipe do rebaixamento, como reerguer a moral de muitos jogadores que viraram alvo da fúria da torcida pela queda de produção. O técnico prometeu ao time que dará um norte a todos por uma redenção, mesmo que tarde na temporada.

“Na hora da derrota, se apontar o dedo, vão pensar que ninguém serve e no futebol não é assim. Quando o coletivo estiver melhor, os jogadores vão se recuperar e começar a entregar mais. Isso que prometi a eles, dar uma ideia de jogar, não jogar por jogar, levar a bola na frente e não saber o que fazer”, enfatizou. “Nessa ideia, vou escolher os jogadores adequados e, à medida que os resultados virem, isso dará confiança para todos crescerem. Assim, a avaliação será mais justa para com os jogadores.”

O treinador admitiu que ter apenas um treino para armar a equipe foi insuficiente e que não quis radicalizar na escalação para não ser desonesto com o time que levou a equipe até a semifinal.

“A gente só preparou para um jogo, não tinha muito tempo de fazer algo qualquer. Observamos algumas coisas que foram feitas até então, e respeitei a maioria das partes que trouxe o time até aqui”, admitiu. “Tentamos analisar o adversário, o tipo de jogo que fazia, e não acho que tivemos problema de motivação ou de preparação mental para o jogo”, disse.

Reconheceu, contudo, que não conseguiu reorganizar o time. “A equipe tem algumas dificuldades de jogar que me parecem claras faz algum tempo. As escolhas levaram isso em consideração, aproximar mais, ter mais posse para não sofrer a pressão que o adversário tem capacidade de fazer e faz com todos aqui. No primeiro tempo, a gente suportou bem defensivamente, tivemos uma oportunidade clara que poderia ter aberto placar, Cássio fez só uma defesa, mas o Fortaleza rondou nossa área o tempo todo, algo que nos preocupava”.

Após resistir os 45 minutos iniciais, a ideia era ser mais atrevido na fase final. O gol rápido acabou com a estratégia, contudo. “Fomos ao intervalo, conversamos para fazer pequenos ajustes, para ter transição mais elaborada, mas voltamos sofrendo pelo lado direito um pouco mais e em um desses escanteios, a bola bateu, rebateu… Foram dois gols parecidos, em cruzamento após rebote e tomamos os gols, que deram condição ao Fortaleza de administrar até o final. Tentamos, mas é pouco o que entregamos como equipe para levar o resultado.”

| IDNews®| Beto Fortunato | Via NBR | Estadão Conteúdo|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *