Saúde & Cuidados

Medo e vergonha dificultam o diagnóstico de cerca de 90% destes doentes

O alerta é feito pela Medtronic que, em colaboração do Movimento Pela Continência e Disfunção Pélvica, lançou a campanha #AMochilaMaisPesada, para dar visibilidade ao estigma sentido pelos doentes com incontinência


“A maioria dos doentes com incontinência urinária, fecal, ou que sofre de ambas, não consultam o médico, porque sentem medo ou vergonha”, segundo um comunicado da tecnológica Medtronic. “Este dado espelha o sub-diagnóstico desta patologia, que afeta 420 milhões de pessoas em todo o mundo.”

Com o objetivo de desmistificar o estigma associado a esta patologia e fazer com que os doentes procurem um especialista, a Medtronic, com o apoio do Movimento Pela Continência e Disfunção Pélvica, lançou a campanha de sensibilização ‘A Mochila Mais Pesada’. “A incontinência é uma patologia com um elevado impacto na vida dos doentes”, afirma Ricardo Pereira e Silva, urologista do Hospital Santa Maria, no Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte, citado em comunicado.

“Apesar de dispormos de um vasto leque de opções terapêuticas, o elevado estigma social faz com que muitos doentes vivam esta doença em silêncio, dificultando o diagnóstico e o tratamento. Embora seja uma patologia invisível, tem um grande impacto na sociedade”, acrescenta.

A incontinência é também uma doença com uma forte carga emocional. O medo, a depressão ou a ansiedade são apenas algumas das consequências adicionais com que muitos doentes acabam por se deparar. Apesar de não existirem muitos estudos que tenham avaliado o impacto emocional da incontinência fecal nos doentes, estima-se que cerca de 40% sofre de perturbações psiquiátricas ou problemas de saúde mental. “Quando uma pessoa é diagnosticada com incontinência, a sua vida muda por completo. Muitos de nós, que vivemos com esta doença, carregamos uma mochila cheia de medos, vergonha e inseguranças”, explica Joana Oliveira, presidente do Movimento Pela Continência e Disfunção Pélvica. “É importante que os doentes procurem um médico que lhes dê soluções, mas também está nas mãos de todos ajudarmos a aliviar o peso desta mochila, demonstrando mais sensibilidade e empatia..”

Embora a incontinência fecal seja uma patologia frequentemente associada às mulheres ou aos idosos, esta pode atingir qualquer tipo de pessoa, independentemente do sexo ou da idade, em qualquer altura da vida. Por esse motivo, o Movimento Pela Continência e Disfunção Pélvica alerta para o facto de não devermos “estigmatizar as pessoas que vivem com este problema de saúde”.

IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *