Internacionais

Ministro da Defesa da Suécia alerta para possibilidade de guerra

“Pode haver guerra na Suécia”, disse Bohlin em um discurso no domingo, na conferência anual de segurança Folk och Försvars

O ministro da Defesa da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, alertou o país para a possibilidade de a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se alastrar para o seu território.

“Pode haver guerra na Suécia”, disse Bohlin em um discurso no domingo, na conferência anual de segurança Folk och Försvars.

“Não quero apelar ao medo, mas à consciência”, afirmou. “Quero abrir uma porta que está muitas vezes fechada pelas exigências e desafios da vida cotidiana. Uma porta que muitos suecos podem ter mantido fechada durante toda a vida. Uma porta para um espaço onde somos confrontados com uma questão importante: quem somos nós se a guerra chegar?”

No discurso, Bohlin disse que o presidente russo, Vladimir Putin, não percebeu que estava a derrubar essa porta em cada ucraniano em 2014. “Quando chegamos a fevereiro de 2022, no início da invasão em grande escala, o povo ucraniano tinha, individualmente e coletivamente, estado a formular a sua resposta: ‘somos um povo, e uma sociedade, que enfrentará a guerra aberta com a resistência aberta’, e foi isso que fizeram”, disse.

Bohlin também alertou que “todos têm de compreender” que o tempo é um recurso precioso na situação atual. “Se há uma coisa que me mantém acordado à noite é a sensação de que as coisas estão a andar muito devagar”, disse. “Se ainda não começou [a preparar-se], está atrasado. Se não sabe como, pode perguntar a alguém que já começou ou obter respostas da Agência Sueca de Contingências Civis.”

A Suécia tem tomado medidas para reforçar a sua defesa desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, nomeadamente através da sua candidatura à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). No entanto, a candidatura da Suécia enfrenta oposição da Turquia e da Hungria, impedindo a sua entrada na aliança.

| IDNews® |Beto Fortunato |  NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *