Saúde & Cuidados

Nem todas as pessoas devem tomar multivitamínicos; veja se é o seu caso

Podem ser benéficos em algumas situações, mas, por vezes, o contrário também acontece

SAÚDE & CUIDADOS - Pessoas que tomam medicamentos como anticoagulantes, antibióticos ou diuréticos devem evitar suplementos alimentares e optar por algo específico, pois eles podem diminuir a eficácia de certos medicamentos.

Embora sejam facilmente encontrados e prometam vários benefícios, os suplementos alimentares não devem ser tomados por todas as pessoas. Existem casos em que podem ser prejudiciais.

Segundo a oncologista Liudmila Schafer, uma grande quantidade de vitaminas pode causar náuseas, vômitos, desidratação e danos em alguns órgãos, como fígado ou rim, conforme mencionado na revista National Geographic.

Além disso, alguns suplementos alimentares podem interferir na absorção de certos medicamentos, como é o caso de antibióticos ou medicamentos para a tireoide, continua a especialista.

A nutricionista Johna Burdeos destaca que a decisão de tomar suplementos alimentares depende das necessidades nutricionais individuais, que podem variar dependendo de fatores como idade, sexo, estado de saúde e hábitos alimentares. É sempre importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento desse tipo.

Pessoas que tomam medicamentos como anticoagulantes, antibióticos ou diuréticos devem evitar suplementos alimentares e optar por algo específico, pois eles podem diminuir a eficácia de certos medicamentos.

Devido a doses elevadas de vitaminas e minerais, pessoas com doenças renais ou hepáticas podem ter dificuldade em eliminá-los do organismo, o que pode levar a complicações em órgãos específicos.

É dado o exemplo da vitamina A, que em excesso pode causar náuseas, tonturas ou dores de cabeça. Portanto, é importante estar atento aos sinais e respeitar as doses recomendadas para evitar problemas de saúde.

Além disso, é fundamental escolher suplementos alimentares de alta qualidade, de marcas confiáveis e que sejam certificados por órgãos regulatórios. A leitura dos rótulos e a verificação da composição e dosagens são passos essenciais antes da compra.

Vale ressaltar que os suplementos alimentares não devem substituir uma alimentação equilibrada e variada. A base de uma boa nutrição ainda deve ser composta por uma dieta saudável, rica em alimentos naturais e nutrientes diversificados.

Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação específica, é recomendado buscar a ajuda de um nutricionista, que poderá avaliar as necessidades individuais e indicar os suplementos adequados, se necessário.

Lembrando sempre que cada pessoa é única, e o uso de suplementos alimentares deve ser personalizado, levando em consideração as características e demandas individuais, bem como a orientação de profissionais de saúde qualificados.

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *