Politica

‘No meu tempo, tirava autista na chibata’, diz vereador no Ceará

Eúde Duarte Lucas (PDT) sugeriu que um possível TEA (Transtorno do Espectro Autista) na época de criança teria sido “tirado na peia”

O vereador Eúde Duarte Lucas (PDT) sugeriu nesta terça-feira (19), durante sessão na Câmara de Jucás, a 329 km de Fortaleza, que um possível TEA (Transtorno do Espectro Autista) na época de criança teria sido “tirado na peia” pelo seu pai. “No meu tempo, tirava autista [TEA] na chibata”, disse ele.

O comentário repercutiu de forma negativa, e o vereador divulgou uma nota nesta quarta-feira (20) na qual lamenta o episódio e diz que foi mal interpretado.

O tema surgiu na sessão da Câmara porque o vereador, que preside a Casa, é o autor de um projeto de lei que autoriza a criação da “carteira municipal de identificação do autista”, que estava na pauta do dia. A proposta atendia a um pedido de um grupo ligado ao tema e foi aprovada pelos vereadores nesta terça.

Mas, ao mencionar o projeto de lei, o pedetista acrescentou: “Eu estava brincando hoje aqui com os colegas, eu assisti ao Fantástico no domingo, e fui dormir pensando: ‘rapaz, acho que eu sou autista também!’. Pela declaração que os artistas fizeram… Acho que eu era autista, só que meu pai tirou o autista na peia. No meu tempo, tirava autista na chibata. Eu era um menino meio traquina”, disse ele, em referência ao programa da Globo que mostrou o caso da atriz Letícia Sabatella, diagnosticada com TEA recentemente.

Nesta quarta, diante da repercussão, o vereador reforçou que o comentário sobre “peia” e “chibata” se referia a uma época em que o TEA não era conhecido. “Me identifiquei como autista, mencionei sobre o meu próprio caso e como fui tratado antigamente, exatamente pela falta de diagnóstico”, disse ele.

O vereador também afirma na nota que foi o integrantes da Casa que mais apresentou “projeto de lei em favor do autismo, justamente por compreender e abraçar esta causa”.

“Reitero aqui o meu compromisso de continuar apresentando projetos e lutando pelos autistas e por todos aqueles que precisam. Jamais tive a intenção de ofender e peço perdão se me expressei de maneira equivocada”, afirmou ele.

IDNews® | Folhapress | Beto Fortunato |Via NBR | Brasil

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *