Saúde & Cuidados

Paciente foi às urgências com mãos azuis. O diagnóstico foi surpreendente

Caso raro foi compartilhado pelo médico que atendeu o paciente.

SAÚDE – DIAGNÓSTICO SURPREENDENTE


Ser médico não é fácil e há casos que são um verdadeiro quebra-cabeças até chegar a um diagnóstico, tal como aconteceu com um caso compartilhado no Twitter por um profissional de saúde e que deixou os utilizadores verdadeiramente curiosos.

Em causa está um paciente que chegou ao serviço de urgência com as mãos azuis e sem quaisquer outros sintomas. As imagens foram divulgadas pela conta de Twitter ‘@AleGinzo_MD’, médico do Paraguai, que decidiu revelar todos os passos pelos quais passou até chegar a um diagnóstico.

“Um doente jovem vem por uma coloração azulada das mãos, sem qualquer doença subjacente”, começou por escrever, ao compartilhar as imagens.

“Verificam-se os sinais vitais, escuta-se os batimentos cardíacos, procura-se a história reumatológica… Tudo normal”, indicou.

O médico revelou depois os diagnósticos que considerava. “Surge: 1. Acrocianose; 2. Provável doença viral com repercussão distal; 3. Trombose por estado de hipertrombinemia por quadro viral recorrente: 4. Vários outros diagnósticos”.

No entanto, a coloração “não melhorava”, apesar de o paciente “ter sinais vitais estáveis” e não apresentar “outras doenças”.

“Como foi resolvido este caso enigmático? Qual foi o diagnóstico?”, perguntou o médico, antes de fazer a grande revelação, à medida que os utilizadores tentavam perceber o sucedido.

“O paciente refere ter comprado jeans novas e o uso constante de álcool em spray. Ele limpou as mãos com álcool e apoiou-as nos jeans novos. Resultado… MÃOS AZUIS. Tratamento: Higienize as mãos antes de ir à urgência”, contou, provocando um momento de humor entre os internautas.

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *