Esportes

Palmeiras visita Ituano em meio à pressão sobre Leila Pereira e de olho em final

Nas últimas semanas, Abel Ferreira perdeu dois de seus titulares: Gustavo Scarpa e Danilo, ambos para o Nottingham Forest, da Inglaterra


Para o Palmeiras, o início de 2023 não reflete o sucesso do clube na última temporada. Campeão brasileiro e semifinalista da Libertadores, a equipe sofre no Campeonato Paulista, com dois empates por 0 a 0 nos três primeiros jogos, sendo um destes o clássico com o São Paulo. Além disso, enfrenta o Ituano nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), em meio a protestos de sua torcida contra a diretoria do clube e, principalmente, a presidente Leila Pereira.

Nas últimas semanas, Abel Ferreira perdeu dois de seus titulares: Gustavo Scarpa e Danilo, ambos para o Nottingham Forest, da Inglaterra. Entretanto, o Palmeiras não foi ao mercado para repor essas posições da equipe. Segundo Leila Pereira que, além de presidente, é dona da Crefisa, patrocinadora master do clube, o Palmeiras irá contratar jogadores para esta temporada, mas no momento certo.

“O Palmeiras vendeu muito bem, mas vou comprar quando for necessário”, disse Leila Pereira em evento de lançamento do Palmeiras Pay. “Eu não sou irresponsável. Vou comprar o que nossa comissão técnica definir que é o melhor para o Palmeiras.” Para o torcedor, essa ausência de reforços é um dos principais motivos de insatisfação com a diretoria.

Na última partida contra o São Paulo, a mandatária foi alvo de protestos após o jogo. Nas arquibancadas, a Mancha alvi Verde, maior torcida organizada do clube, se posicionou contra a diretoria. “Ô Leila, incompetente, pegou o Palmeiras para brincar de presidente”, foi um dos cânticos ouvidos no Allianz Parque. Após o apito final, muros ao redor do estádio também foram pichados com frases como “acorda, Blogueirinha”, em referência à presidente.

“Não quero usar erros do passado. Quero jogadores prontos, que façam a diferença, não para formar”, enfatizou Abel Ferreira, em entrevista coletiva após o clássico com o São Paulo. Finalista da Copa São Paulo de 2023, as categorias de base já são, há alguns anos, uma das principais fontes de jogadores para o clube. Endrick, recentemente vendido ao Real Madrid, se tornou o centroavante titular do Palmeiras neste início de 2023.

Apesar do elenco curto, o Palmeiras pode poupar jogadores para o duelo com o Ituano. No final de semana, o alviverde viaja a Brasília para decidir a Supercopa do Brasil com o Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil. A partida estava marcada para o dia 29, às 16h, mas, a pedido da administração do estádio Mané Garrincha, será disputada no dia 28, sábado, às 16h30 (horário de Brasília). Navarro, Atuesta, Bruno Tabata e Flaco López, que entraram no decorrer dos 90 minutos nos últimos jogos, podem ganhar mais minutos em Itu.

Além destes, o lateral-direito Mayke, fora dos últimos jogos por causa de uma lesão no tornozelo, retornou aos treinamentos com bola nesta semana e pode iniciar a partida em Itu como titular. Kuscevic e Luan, que ainda não começaram uma partida entre os 11 iniciais nesta temporada, podem formar a dupla de zaga.

Em entrevista coletiva no último domingo, o treinador reclamou, tanto da CBF quanto da postura da diretoria palmeirense. “A Supercopa estava marcada para domingo e foi remarcada para sábado. ‘Ah, porque é um horário nobre’. Nosso clube, quando é para reclamar, nunca reclama publicamente. Vai sempre por e-mail. É tudo por e-mail. E não pode ser, basta”, afirmou.

A partida desta quarta-feira será a 31ª entre Palmeiras e Ituano – todas pelo Campeonato Paulista. Destes 30 confrontos, o alviverde venceu 18, perdeu sete e houve outros cinco empates. O último encontro entre as equipes aconteceu nas quartas de final do último ano, vitória do Palmeiras por 2 a 0.

O Palmeiras está no terceiro lugar do Grupo D, com quatro pontos em três jogos, atrás de Santo André e São Bernardo. O Ituano é o lanterna do Grupo D, o mesmo do Corinthians, com três empates nas três primeiras rodadas, contra São Paulo, Portuguesa e Guarani.

ITUANO MODIFICADO

Ainda em busca da primeira vitória no Campeonato Paulista, o Ituano desafia o Palmeiras nesta quarta-feira e o técnico Carlos Pimentel indicou que fará novas mudanças, ainda mais com o retorno de Bernardo Shappo, expulso no empate com a Portuguesa.

De volta, o defensor deve retornar à sua posição e pode ter ao seu lado Rafael Pereira. Caso confirme a dupla de defesa, Carlos Pimentel retornará com José Aldo no meio de campo, já que Rafael Pereira jogou improvisado no setor frente ao Guarani.

O ataque também sofrerá alterações. Gabriel Barros foi expulso na última rodada. Com isso, Felipe Saraiva e Quirino disputam a posição ao lado de Paulo Victor e Yago.

O Ituano é o lanterna do Grupo C, com três pontos, empatando todos os seus jogos até agora: São Paulo (0 a 0), Portuguesa (1 a 1) e Guarani (0 a 0).

“Temos o Palmeiras pela frente. Sabemos da grandeza deles. Um dos melhores times da América. Vamos entender como vem o Palmeiras, pois eles têm uma decisão no sábado. Mas o que vier será muito complicado”, afirmou Carlos Pimentel.

| IDNews®| Beto Fortunato | Via NBR | Estadão Conteúdo|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *