Educação & Cultura

Parceria UFSCar e UJI gera novos catalisadores

Alunas desenvolveram pesquisa na área de catálise heterogênea

EDUCAÇÃO - Essa mobilidade acadêmica foi possibilitada pela parceria de mais de 30 anos entre CDMF/Fapesp/UFSCar e a UJI, idealizada por Elson Longo, da UFScar, e Juan Andrés, da UJI. O projeto foi viabilizado pelos órgãos financiadores: FAPESP e CNPq.

As alunas de iniciação científica do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) Laura Líbero e Giovanna Grasser, orientadas pelos professores. Elson Longo e Marcelo Assis, desenvolveram uma pesquisa na área de catálise heterogênea na Universidade Jaume I, na Espanha. Elas desenvolveram o projeto de pesquisa intitulado “Dehydrogenation of Formic Acid using semiconductors functionalized with clusters as catalysts”, realizado em parceria com o grupo de pesquisa Molecular Materials Group, coordenada por Rosa Llusar.

O trabalho teve auxílio direto da doutoranda Maria Gutierrez-Blanco e prevê, na primeira fase, a obtenção de novos catalisadores com interação entre clusters moleculares e semicondutores para a produção de hidrogênio verde.

Essa mobilidade acadêmica foi possibilitada pela parceria de mais de 30 anos entre CDMF/Fapesp/UFSCar e a UJI, idealizada por Elson Longo, da UFScar, e Juan Andrés, da UJI. O projeto foi viabilizado pelos órgãos financiadores: FAPESP e CNPq.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

| IDNews®|Beto Fortunato | Brasil |

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *