Araraquara

Paridade de gênero nos Conselhos Municipais visa a garantir mais representatividade 

Vereadora Filipa Brunelli (PT) sugeriu mudança na composição

 “A falta de representatividade das mulheres nos espaços decisórios tem sido um grande obstáculo para a consolidação da democracia”. É o que acredita a vereadora da Câmara Municipal de Araraquara, Filipa Brunelli (PT). Por isso, a parlamentar enviou a Indicação nº 1229/2022 à Prefeitura, solicitando que seja assegurada a paridade de gênero na composição dos Conselhos Municipais, ou seja, que os grupos tenham a mesma quantidade de homens e mulheres.

“Essa ausência das mulheres nos espaços institucionais afeta, diretamente, a garantia dos seus direitos civis, políticos e sociais. O patriarcado e a misoginia, que fundamentam e orientam a nossa sociedade, têm negado, historicamente, às mulheres os espaços políticos decisórios e cerceado o exercício da cidadania pelas mesmas”. Ainda segundo a vereadora, a violência política de gênero tem sido apontada também como um obstáculo para a participação das mulheres na política, argumentou Filipa.

A vereadora também concluiu que a violência política de gênero pode fazer com que as mulheres percam o interesse pela política institucional, com medo da violência que podem sofrer. “Isso tem contribuído para a perpetuação da baixa participação política das mulheres. Portanto, fomentar a participação política das mulheres nestes espaços, além de ser dever do Poder Executivo, é uma estratégia histórica de extrema importância para a formulação e implementação de políticas públicas, que vão ao encontro com as especificidades dessa minoria política”.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *