Educação & Cultura

Pesquisadoras do CDMF obtêm eletrodo durável de fosfeto de níquel

Além da durabilidade, material demonstrou boa estabilidade

Por: José Angelo Santilli

Quatro pesquisadoras do CDMF sintetizaram um eletrodo de fosfeto de níquel que demonstrou alta eficiência na eletrocatálise para a reação de evolução do hidrogênio (HER), técnica utilizada para a obtenção de gás hidrogênio (H2) que ainda tem alto custo. O hidrogênio é considerado uma alternativa importante para a substituição dos combustíveis fósseis, responsáveis por grande parte do aquecimento da atmosfera.

O experimento está descrito no artigo “One-step electrodeposited nickel phosphide electrode for pH-universal electrochemical hydrogen production”, publicado no periódico Electrochimica Acta. Nele, as pesquisadoras analisam a relação entre a taxa molar do níquel (Ni) nos eletrodos amorfos de fosfeto de níquel (Ni-O) eletrodepositados sobre espuma de níquel e utilizados como eletrocatalisador para a reação de evolução do hidrogênio. O eletrodo 3-Ni-P apresentou ótimo desempenho como catalisador em todas as condições de acidez, e os filmes Ni-P demonstraram excelente estabilidade nas diferentes condições estudadas. O bom desempenho foi atribuído à estrutura granular do material, com grande área de superfície, permitindo boa interação com o eletrólito, favorecendo a cinética da HER. Os resultados são relevantes na busca de um material catalisador estável, de fácil sintetização e capaz de operar em uma vasta gama de pHs para viabilizar a reação.

Assinam o artigo Lorena Goulart, Marina Medina, Anelisse Brunca da Silva e Lucia Mascaro.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

IDNews®|Beto Fortunato | Brasil |

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *