Justiça

PGR envia à Justiça do DF investigação contra governo de Bolsonaro

A Procuradoria da República do Distrito Federal vai ficar responsável pelo inquérito por suposto crime de desobediência

JUSTIÇA – DF -INVESTIGAÇÃO – BOLSONARO


AProcuradoria-Geral da República mandou para a primeira instância a investigação contra autoridades do governo de Jair Bolsonaro por suposto crime de desobediência. A Procuradoria da República do Distrito Federal vai ficar responsável pelo inquérito.

A apuração foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Para ele, os fatos narrados na ação podem ter relação com a grave crise humanitária na Terra Indígena Yanomami.

Barroso mandou intimar a Polícia Federal de Roraima por causa de possíveis informações relevantes para o inquérito sobre o crime de genocídio e de omissão de socorro contra os Yanomami.

A ação original trata da ordem de retirada de garimpos ilegais de terras indígenas durante a pandemia de covid-19. O pedido foi feito pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que relatou a situação de crise Yanomami, com desnutrição, alto contágio de malária e alta mortalidade, além da contaminação dos rios por mercúrio.

Em outra decisão, o ministro Roberto Barroso determinou investigação contra autoridades do governo Bolsonaro por supostos crimes de genocídio, desobediência, quebra de segredo de justiça e crimes ambientais relacionados à vida, à saúde e à segurança de comunidades indígenas.

| IDNews® | Agência Brasil | Beto Fortunato |  Via NBR

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *