Brasil

Pivô de denúncia contra Temer atua sem contrato no porto de Santos

Pivô de denúncia contra Temer atua sem contrato no porto de Santos
MPF investiga se peemedebista recebeu propina de empresa para beneficiá-la em um decreto que alterou regras de portos

09OUT2017|  7:25 - Rodrimar - Foto: Arquivo

O grupo Rodrimar, envolvido na segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, não tem contrato com o poder público para atuar em uma área no porto de Santos. Segundo o governo federal, a empresa obteve liminares para utilizar outros dois terminais.

Como explica o jornal “Folha de S. Paulo” em matéria publicada nesta segunda-feira (9), os contratos do grupo em três setores do porto de Santos expiraram em 2013 e 2014. O governo, ainda na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, planejava fazer nova licitação para as áreas ocupadas pela a companhia, mas isto não aconteceu.

Segundo um documento anexado ao inquérito pela consultoria jurídica de Temer, o terminal operado pela empresa Pérola, sócia da Rodrimar com parceiros dinamarqueses e canadenses, não tem mais contrato vigente. “Pode-se supor que a empresa está explorando a área irregularmente”, diz texto.

O contrato original foi firmado em 1999 e venceu em 2014. A empresa então pediu a extensão do acordo como compensação por ter tido suas operações prejudicadas devido a um vendaval ocorrido em 2009.

A defesa de Temer vai usar estas informações na tentativa de provar que as irregularidades em relação à Rodrimar não têm relação com o governo atual.

O Ministério Público Federal investiga se Temer recebeu propina de dois dirigentes da empresa para, em troca, beneficiá-la em um decreto presidencial assinado em maio deste ano, que alterou as regras de portos. O decreto torna legal a prorrogação de contratos de empresas que atuam em portos públicos pelo país.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *