Educação & Cultura

PPGB da Uniara promove curso internacional gratuito que envolve celulose bacteriana e probióticos

Atividade faz parte de projeto do CABBIO e CNPq

EDUCAÇÃO – CURSO INTERNACIONAL


O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promove gratuitamente um dos cursos de um projeto internacional do Centro Latino-Americano de Biotecnologia – CABBIO e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Intitulada “Da teoria à prática: celulose bacteriana como matriz de liberação de probióticos”, a atividade será ministrada por docentes do Programa da Uniara e de outros países entre os dias 16 e 20 de outubro, na unidade II da universidade (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro).

A oportunidade é oferecida a alunos de pós-graduação nas áreas de Biotecnologia, Química e Engenharia Química, que devem se inscrever pelo site de responsabilidade do CABBIO, https://cabbio.com.br/curso/da-teoria-a-pratica-celulose-bacteriana-como-matriz-de-liberacao-de-probioticos-presencial.

“O CABBIO é um centro de biotecnologia do CNPq que envolvia a Argentina, mas agora também envolve o Uruguai, o Paraguai e a Colômbia. Vamos falar sobre celulose produzida por bactérias – sendo que o conteúdo será bastante voltado à questão de biotecnologia – e sobre probióticos, além de enfatizar a questão do empreendedorismo”, explica o coordenador do curso, Hernane da Silva Barud.

Ele conta que há vagas reservadas para alunos estrangeiros, “sendo tudo financiado pelo CNPq”. “Inclusive teremos docentes argentinos e uruguaios. A maioria dos professores é do nosso Programa – sou o coordenador, mas todos têm protagonismo, como a professora Katia Sivieri, na parte de probióticos. É um curso de quarenta horas”, detalha.

O coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral, relata que o CABBIO e o CNPq “idealizaram uma proposta de criação de cursos que integrassem alunos da América Latina para o processo de cooperação internacional, dentro de uma das áreas mais relevantes do ponto de vista econômico e de tecnologia e inovação, que é a de biotecnologia”.

“Lançaram um edital para que as instituições vinculadas a essa área criassem cursos que fossem ministrados em algumas instituições-sedes. A partir de então, seriam concentrados nessas sedes, alunos de vários países da América Latina, no intuito de interação e formação. Alguns docentes do PPGB-MRQM, em especial os professores Hernane e Katia, fizeram uma divulgação interna no Programa sobre as possibilidades e, com auxílio de outros docentes, foi constituído o curso, para compartilhar um pouco da experiência do PPGB na parte de biomateriais para aplicação médica e, ao mesmo tempo, essa linha nova de probióticos que foi criada no Programa”, conta Amaral.

Com a aprovação do curso, de acordo com ele, “temos a oportunidade de trazer à Uniara, alunos e docentes desses países da América Latina para que possamos apresentar a eles o que tem sido desenvolvido na universidade”. “Essa atividade tem um benefício inestimável para a instituição como um todo, sobretudo para a parte de internacionalização, até porque demonstra também o nível de pesquisa e know how que está sendo construído aqui”, destaca.

Ministrar o curso para estudantes de diferentes nações “certamente também vai criar novas oportunidades de integração com esses países”. “É uma satisfação muito grande sermos contemplados com a possibilidade e disponibilização desse curso. Para o Programa, os benefícios também são inestimáveis porque, com isso, certamente serão criadas novas oportunidades de intercâmbio, interação e vinda de outros pesquisadores de fora de país, assim como, talvez, novas oportunidades para que nossos alunos possam visitar esses países dentro dessas cooperações”, finaliza Amaral.

As inscrições para o curso “Da teoria à prática: celulose bacteriana como matriz de liberação de probióticos” terminam no dia 21 de agosto. São oferecidas quinze vagas, sendo seis para alunos do Brasil, quatro para alunos da Argentina, duas para alunos do Uruguai, uma para aluno do Paraguai, uma para aluno da Colômbia e uma para aluno de outros países latino-americanos.

Outros detalhes estão disponíveis também no endereço https://cabbio.com.br/curso/da-teoria-a-pratica-celulose-bacteriana-como-matriz-de-liberacao-de-probioticos-presencial.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *