Araraquara

Prefeitura e Câmara intensificam ações de combate à dengue

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CAM

Vereador Paulo Landim acompanhou ações de fiscalização a terrenos abandonados

Com mais de 900 casos confirmados de dengue e mais de 2 mil suspeitos, Araraquara enfrenta uma epidemia da doença. Diante da situação de emergência, a Câmara Municipal aprovou, na Sessão Ordinária do dia 5 de fevereiro, o programa “Araraquara contra dengue”, que, entre outras medidas, propõe o aumento da multa a cidadãos, empresas e indústrias que contribuem para a proliferação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Na manhã desta sexta-feira (8), o vereador Paulo Landim (PT) acompanhou duas fiscalizações realizadas por equipes da Prefeitura a terrenos abandonados da cidade.

A primeira delas ocorreu no Parque São Paulo. Após denúncia dos moradores, agentes adentraram no terreno, utilizado como depósito de entulho, e lá encontraram criadouros do mosquito e muitas larvas. De acordo com a Prefeitura, por dia, é realizada uma média de seis notificações como essa. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Araraquara, Rodrigo Contrera Ramos, após a comunicação, o proprietário tem 24 horas para efetuar a limpeza e, em caso de negligência, a Prefeitura tem permissão para agir por conta própria.

Em seguida, a equipe se dirigiu para o prédio da antiga Novamoto, na Rua Domingos Zanin, encampado pela Prefeitura na quinta-feira (7), com base no Instituto do Abandono, Lei Municipal nº 7.733 de 2012, que regulamentou o artigo 1.276 do Código Civil. “Vamos tomar as mesmas medidas em outros prédios e residências que ofereçam riscos à população”, informou o prefeito Edinho Silva (PT).

Para o vereador Paulo Landim, apenas com a união do Legislativo, do Executivo e da população será possível vencer a dengue. “O Poder Público precisa fazer a sua parte, mas é preciso lembrar que 80% dos criadouros estão dentro das residências”, reforçou, ressaltando outros dispositivos previstos no programa aprovado pela Câmara Municipal: “Além do aumento do valor das multas, foi autorizada a contratação de 500 novos apoiadores e a criação de uma gratificação especial aos agentes que atingirem as metas estabelecidas”, explicou.

Serviço

As inscrições do processo seletivo que visa à contratação de novos apoiadores para a limpeza de criadouros começam na segunda-feira (11) e seguem até sexta-feira (15). Os interessados devem comparecer à Prefeitura ou à sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ou qualquer um dos Cras, os Centros de Referência da Assistência Social. Mais informações no site: http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/prefeitura-publica-edital-de-processo-seletivo-para-apoiadores-no-combate-a-dengue/

Os postos de saúde do Jardim Paulistano, Jardim América, Jardim Iguatemi e Roberto Selmi Dei I estão com horário ampliado de atendimento por tempo indeterminado, de segunda a sexta, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 13h às 19h. Fora isso, a população pode fazer denúncias ou tirar dúvidas pelo WhatsApp: (16) 99760-1190.

Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/uJFDKSeGXX69eWne8

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *