Saúde & Cuidados

Primeiro na vacinação em massa contra dengue, Dourados tem Dia D

Município espera imunizar 150 mil pessoas com as duas doses previstas

 Uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Metropolitana) resultou na prisão de 25 pessoas na cracolândia, região central de São Paulo, na noite de quinta-feira (1º). Além disso, 985 frequentadores do fluxo, como é chamada a aglomeração de pessoas para uso de entorpecentes a céu aberto, foram identificados.

A operação tinha o objetivo de localizar criminosos foragidos e combater o tráfico de drogas, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Durante a ação, 24 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa e receptação. Entre eles, três já haviam sido presos em agosto do ano passado, em outra fase da operação, segundo a pasta.

Além dos flagrantes, a polícia prendeu uma mulher que era procurada da Justiça por tráfico de entorpecentes.

As 985 pessoas identificadas no fluxo serão submetidas ao processo de identificação biométrica.

De acordo com a SSP, em oito fases da operação realizada em 2023, mais de cem criminosos foram presos em flagrante.

GOVERNO ANUNCIOU BONIFICAÇÃO A POLICIAIS

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai oferecer a partir deste mês um curso para policiais que trabalham na região central de São Paulo com o objetivo de melhorar as abordagens na região da cracolândia. Os policiais que fizerem a especialização terão uma bonificação de R$ 1.200 por mês, durante um ano.

O curso servirá, por exemplo, para que os agentes consigam identificar usuários de drogas e pessoas em situação de rua e possam direcioná-los a serviços públicos de saúde e assistência social. A especialização será ofertada a policiais militares, civis e técnico-científicos que estiverem lotados em unidades no centro.

As aulas do curso, que já foram gravadas, incluem orientações de médicos e assistentes sociais para o atendimento da população. Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, há a expectativa de que o médico Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e outras Drogas, dê ao menos uma aula para explicar os efeitos da droga no corpo, por exemplo.

“Quando o policial vai prender um criminoso naquelas cenas abertas de uso, ele vai se deparar com pessoas que são dependentes químicos, que são moradores de rua. E aí [no curso] ele recebe a informação: qual é o melhor tratamento para direcionar para outro setor fazer o trabalho, como assistência social e eventualmente saúde”, disse Derrite nesta quinta-feira (1º).

“São coisas que, às vezes, o policial teve uma instrução há 15, 20 anos. Então a gente vai, de maneira geral, especializar cada vez mais o policial que atua numa região extremamente complexa”, completou

Todos os policiais que se cadastrarem no curso devem ser obrigados a cumprir toda a carga horária, segundo o secretário. O programa será financiado com recursos do Fundo de Incentivo à Segurança Pública, que é administrado pela Secretaria da Segurança Pública.

| IDNews® | Beto Fortunato |EBC

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *