Educação & Cultura

Professor de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Uniara fala sobre a especialidade

Dia do Obstetra é comemorado nesta quarta, dia 12

EDUCAÇÃO - Medicina - Ginecologia e Obstetrícia

O Dia do Obstetra é comemorado nesta quarta-feira, dia 12 de abril. O professor de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Welington Lombardi, fala sobre a profissão e lembra da importância da data.

“Obstetrícia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher durante o período gestacional. Cuida da mãe e do feto que está em desenvolvimento. O médico obstetra cuida da gestante, atuando principalmente na prevenção das doenças que podem ser ominosas para a mãe e para o feto, trata das doenças pré-existentes, utilizando o pré-natal como instrumento para o melhor desenvolvimento e cuidado do binômio materno-fetal”, explica o docente.

Ele conta que a especialidade é denominada Ginecologia e Obstetrícia. “A obstetrícia é referente ao cuidado da mulher durante a gravidez, e a ginecologia é referente ao cuidado da mulher fora do período gestacional, da infância ao climatério”, esclarece.

Os avanços acontecem em todas as áreas médicas, e não poderia ser diferente na obstetrícia. “A existência de exames laboratoriais mais precisos, rápidos e variados permite o diagnóstico precoce de inúmeras patologias que acometem a mulher nesse período. Há exames de imagem – aqui inclui-se o ultrassom – cada vez mais definidos e com acurácia ímpar, sendo importantes na assistência materno-fetal e no acompanhamento do desenvolvimento fetal, durante todo o pré-natal”, destaca Lombardi.

Ele acrescenta que existe também a cardiotocografia, utilizada para avaliar a vitalidade fetal. “A medicina fetal é utilizada em casos específicos e selecionados para correção de patologias fetais, ainda intrauterinas. Enfim, são inúmeros os avanços dentro da especialidade, mas nada disso teria êxito se não tivesse o profissional médico treinado e dedicado ao uso de tais tecnologias”, ressalta.

Em relação à segurança, o médico salienta que “o instrumento mais eficaz para a mãe e seu futuro filho é a assistência pré-natal bem feita, bem conduzida, de qualidade, realizada por um profissional capacitado e experiente, que coloca a mão na gestante, cria um laço de cuidado e amizade, e que saiba utilizar das tecnologias – exames – quando necessário, e desenvolver um ‘feeling’ com sua paciente”. “Esse ‘feeling’ não se encerra com o nascimento, muito pelo contrário, ele cresce ainda mais e perdura por toda vida”, diz Lombardi.

Na sua visão, o maior desafio do obstetra hoje é “conseguir atuar plenamente dentro da especialidade, ter acesso a todos os exames e tecnologias disponíveis, ter segurança e condições de trabalho, e contar com maternidades equipadas e seguras, pacientes instruídos e informados”. “Portanto, para a garantia de uma saúde materno-fetal plena, a assistência à mulher deve se iniciar antes da concepção, ou seja, quando a mulher decidir engravidar, deve procurar o especialista. A consulta pré-concepção traz inúmeras vantagens à saúde feminina, seja do ponto de vista nutricional, bem como de orientação e cuidados prévios”, destaca o professor.

Sobre o Dia do Obstetra, Lombardi parabeniza todos os colegas especialistas na área. “Agradeço pelo carinho e pelos cuidados dispendidos no dia a dia para com as gestantes e transmito votos de resiliência e esperança, para que continuem essa importante missão de cuidar da mulher em um período de novidades, incertezas, preocupações e, ao mesmo tempo, cheio de amor, otimismos, felicidades e expectativas de uma nova vida que está chegando. Continuem sempre ao lado da sua gestante pois esse é o significado dessa linda e honrosa especialidade”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara, que está com inscrições abertas para processo seletivo, podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *