Educação & Cultura

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Uniara apresenta nova linha de pesquisa

Conteúdo é voltado ao estudo do microbioma intestinal


O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara apresenta sua nova linha de pesquisa, intitulada “Estudo do microbioma intestinal”, oferecida no mestrado e no doutorado, sob responsabilidade da professora Katia Sivieri. As atividades têm início ainda em agosto.

“O nosso intestino abriga trilhões de diferentes bactérias, que exercem várias funções ao hospedeiro. Entre elas, podemos destacar: produção de vitaminas, como a K e do complexo B, absorção de nutrientes e fermentação de fibras e outros compostos bioativos que levam à produção de ácidos graxos de cadeia curta – AGCC, e produção de neurotransmissores, além do estímulo do sistema imune”, contextualiza Sivieri.

Ela alerta que, no entanto, muitas vezes o desequilíbrio da composição dessa microbiota pode estar relacionado com o desenvolvimento ou agravamento de alguns problemas de saúde: obesidade, diabetes, síndrome metabólica, doenças inflamatórias intestinais, câncer e outras doenças extra intestinais, como autismo, Parkinson, Alzheimer, depressão etc. “Portanto, o conhecimento da composição da microbiota intestinal e da influência de compostos que podem melhorar a riqueza e diversidade das bactérias intestinais é o grande desafio deste século, sendo esta a grande hipótese dessa linha de pesquisa”, aponta a docente.

Os estudos na área são recentes e vêm caminhando juntamente com o avanço das técnicas de análises, utilizando ferramentas de biologia molecular, de acordo com Sivieri. “Do ponto de vista de mercado, tem uma ampla aplicação principalmente na área farmacêutica, com o desenvolvimento de fármacos multialvos, sendo a microbiota um deles. Assim, estamos avançando em um tratamento personalizado”, finaliza a professora.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *