Araraquara

Projeto de lei prevê tombamento provisório de floresta no Jardim Ipanema 

Vereadora Fabi Virgílio (PT) é autora da iniciativa, que busca preservar planta em risco de extinção


“Proteger a nossa biodiversidade”, foi a principal justificativa da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Marcos Garrido (Patriota) ao proporem o tombamento provisório do patrimônio ambiental floresta paludosa, localizada na Vila dos Ibirás, no Jardim Ipanema, por meio do Projeto de Lei nº 213/2022, que ainda entrará em Plenário para ser votado pelos demais parlamentares.

De acordo com o documento, “o tombamento provisório tem como especial efeito o impedimento imediato e cautelar de que o bem sofra alguma alteração ou destruição”, destacando que, para que seja definitivo, é necessária a atuação do poder público.

“As matas paludosas são um tipo de vegetação caracterizada pela presença de solos hidromórficos, ou seja, solos com alta concentração de água. Elas ocorrem em várzeas ou planícies de inundação, nascentes ou margens de rios ou lagos, podendo ocorrer também onde é acumulada água no solo de origem do lençol freático”, explicou Fabi.

A vereadora afirmou ainda que, dentro da Floresta Paludosa em Araraquara, foram encontradas várias samambaiaçu-imperiais, espécie que desde 1992 foi declarada como em perigo de extinção pelo Ibama. “Mais um elemento necessário para protegermos esse território de grande valor para a biodiversidade.”

Importante ressaltar que esse projeto é oriundo do coletivo da Frente Parlamentar pelo Direito à Cidade, presidida por Fabi, juntamente com Garrido, os técnicos do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Vanessa de Souza Moreno, bióloga e doutora em Conservação de Ecossistemas Florestais, e Rafael Caracho, mestrando em Meio Ambiente.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *