Educação & Cultura

Recém-formado em Fisioterapia da Uniara é aprovado em programa de residência da Unifesp

Rafael Sargentini também foi aprovado em programa de residência da FAMERP

EDUCAÇÃO – RESIDENCIA


O recém-formado em Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Rafael Sargentini, foi aprovado em dois programas de residência, sendo um em primeiro lugar, na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, no campus Baixada Santista, e o outro na terceira colocação, na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. O egresso optou por fazer a residência em Santos, onde atuará na área de Ortopedia e Traumatologia, a partir do dia 6 de março.

A aprovação nos dois programas foi motivo de felicidade para o ex-aluno. “Foi um momento de alegria. Fiquei em dúvida no início, mas como tenho mais afinidade com ortopedia, optei por Santos, para me aprofundar nessa área. O programa tem duração de dois anos. Em Rio Preto, eram dez vagas e, em Santos, duas. Eu sabia que tinha ido bem ao conferir o gabarito, mas não sabia como a concorrência tinha ido. Quando vi que passei em primeiro lugar, foi uma surpresa boa”, relembra o egresso.

A partir de então, ele procurou o professor da graduação e seu orientador de iniciação científica na época, André Capaldo Amaral. “Conversei com o André, que é meu orientador não somente para a iniciação científica, mas também um tutor de carreira – confio muito nele. Ele me deixou bastante livre para escolher, mas me aconselhou a ir aonde eu pudesse me aprofundar mais em algo que já sei que quero, e acabei decidindo ir para Santos mesmo”, relata.

“O curso de Fisioterapia da Uniara me capacitou muito para eu trilhar o caminho que estou trilhando. Acho que o aluno faz uma boa parte desse percurso, mas sozinho não tem como. As orientações e o suporte que recebi dos professores, com toda a certeza, me fizeram conseguir atingir os objetivos que estou atingindo agora”, declara Sargentini.

Amaral menciona que seu ex-orientando “teve um desempenho sensacional, e sua seriedade só veio recompensar todo o empenho que teve durante a graduação”. “Ele percebeu a importância de se aproveitar todo o conhecimento e as oportunidades que a universidade proporciona. Foi muito dedicado e fez um Trabalho de Conclusão de Curso com uma pesquisa clínica, que está sendo submetida a publicação”, destaca o docente.

Ele complementa dizendo que Sargenini participou da iniciação científica e de eventos científicos, “então sempre esteve aberto a essas oportunidades e, graças a isso tudo, teve um desempenho completamente diferenciado”. “Certamente é um profissional bem preparado para o início de sua rotina profissional”, avalia.

O sucesso do egresso deveria, segundo Amaral, servir de exemplo para os estudantes. “Seria importante que outros alunos se espelhassem na trajetória do Rafael, de aproveitar as oportunidades, sendo que, hoje, a Uniara realmente tem um curso de primeira linha, capaz ofertar esse tipo de oportunidade e capacitação”, ressalta o professor.

O coordenador do curso de Fisioterapia, Carlos Roberto Grazziano, comenta que, a partir da residência, Sargentini “já vai poder pensar em um mestrado e, depois, em um doutorado, ou seja, a possibilidade de ele se capacitar em Santos é muito grande”. “É isso o que acontece com nossos ex-estudantes. A Aline Viveiro, por exemplo, foi à Espanha fazer residência em pediatria, fez mestrado e doutorado em Salamanca, veio dar aula conosco e depois foi lecionar no México. Isso é algo que acho que vai acontecer com o Rafael, ou seja, é uma nova fase, e tenho certeza de que vai ter como resultado a formação de um futuro docente altamente capacitado na parte de ortopedia”, diz.

O docente também elogia a dedicação do egresso durante a graduação. “Ele está colhendo os frutos que colheu ao longo do curso. Sempre foi muito participativo e crítico, no sentido de querer aprender mais. Isso exemplifica a ideia de que quem faz o curso é o aluno: se quer, ele vai em busca. Desejo sucesso enorme em sua carreira e tenho certeza de que daqui quatro ou cinco anos, ele terá o título de doutor. Acho que tudo é possível, e é só querer, ter força de vontade e asas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *