Esportes

Sabalenka atropela Zheng, confirma campanha impecável e é bicampeã

A tenista belarussa conquistou o seu segundo troféu de Major na carreira.

Aryna Sabalenka conquistou o bicampeonato do Aberto da Austrália neste sábado ao atropelar a chinesa Qinwen Zheng por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, em 1h16min de partida. A tenista belarussa conquistou o seu segundo troféu de Major na carreira.

“Quero parabenizar Qinwen por algumas semanas incríveis. Eu sei que é difícil perder esse sentimento nas finais. Você é uma jogadora incrível, você é uma garota tão jovem. Você estará em muitas outras finais, vai ver só. Quero parabenizar você e sua equipe pelo trabalho incrível que vocês fizeram. Mal posso esperar para voltar e espero…”, disse a bicampeã, enquanto abraçava o troféu e indicava o desejo de conquistar o seu terceiro troféu do Aberto da Austrália. Ela também não escondeu a alegria pela vitória e chegou a dançar em uma das entrevistas.

Esta é a primeira vez que uma tenista vence duas vezes consecutivas o Aberto da Austrália desde a compatriota Viktoriya Azarenka, que conquistou Melbourne em 2012 e 2013. As campanhas, inclusive, assemelham-se.

Em 2012, Azarenka venceu na final a russa Maria Sharapova, enquanto que em 2013, defendeu o título contra a chinesa Na Li. Já Sabalenka enfrentou na decisão de 2023 uma tenista que, apesar de ser naturalizada cazaquiana, nasceu na Rússia, em Moscou. Já na atual edição, também desafiou uma chinesa na final, a Zheng.

Sabalenka realizou uma campanha irretocável até o título. A número 2 do ranking da WTA não perdeu um set sequer e venceu 14. No total, ela soma 14 títulos no circuito profissional.

Já Zheng, neste Aberto da Austrália, registrou sua maior trajetória num torneio deste nível. Aos 21 anos, a atual 15ª do mundo já garantiu a entrada no Top 10 pela primeira vez. Dona de dois títulos no circuito, a chinesa disputou sua primeira final de Grand Slam.

“Parabéns para a Aryna por ter feito uma partida tão maravilhosa aqui. É minha primeira final. Sinto um pouco de pena, mas é assim. É uma experiência para mim. Ao mesmo tempo quero agradecer a todos os fãs que vieram aqui para me assistir. Eu me sinto um pouco triste agora. Sinto que poderia fazer melhor, mas não o fiz nesta partida. Obrigado à minha equipe por me ajudar a chegar até aqui. Gostei muito de jogar o Aberto da Austrália. Isso foi incrível para mim. Tenho certeza de que haverá muito mais no futuro”, disse a chinesa.

A PARTIDA

Sabalenka começou o jogo mostrando que não deixaria o título escapar. Ela iniciou sacando, confirmou o serviço com facilidade e abriu logo de cara 3/0. A chinesa diminuiu no quarto game e impediu que a número 2 do mundo fechasse o set no oitavo game, quando impediu três set points. No entanto, acabou sendo derrotada na sequência por 6/3.

A tenista de Belarus jogou ainda melhor no segundo set, quebrou o serviço de Zheng logo de cara e abriu 4/1. A chinesa sentiu na pele que o jogo já estava perdido, mesmo assim, lutou até o final. Quando vencia por 5/2, Sabalenka precisou de cinco match points para confirmar o bicampeonato do Aberto da Austrália.

| IDNews®| Beto Fortunato | Via NBR | Estadão Conteúdo|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *