Esportes

Saiba quais são os talentos da Copinha que devem pintar no futebol profissional

Alguns jogadores apontados como promessas devem despontar no futebol profissional de seus clubes ao longo da temporada

A 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta terça-feira. O principal torneio das categorias de base do futebol brasileiro é conhecido por ser um celeiro de grandes jogadores que, após se destacarem, ganham projeção no futebol nacional e até mesmo mundial.

Nesta edição, alguns jogadores apontados como promessas devem despontar no futebol profissional de seus clubes ao longo da temporada. O desempenho que os atletas terão, é verdade, ainda é incerto, mas as expectativas sobre eles têm sido as maiores possíveis.

Um dos nomes para se ficar de olho é o meia-atacante Estevão William, do Palmeiras. O jogador, que completa 17 anos este ano, teve boa atuação na edição passada, conquistada pelo clube, e se destacou pela seleção brasileira no Mundial Sub-17 ao marcar três gols em quatro partidas. No clube alviverde, o garoto chegou a ser relacionado para uma partida no profissional contra o América-MG pelo Campeonato Brasileiro, mas não entrou em campo.

Em 2024, o cenário deverá ser diferente. A joia da base palmeirense deverá ser integrada definitivamente ao time principal, comandado por Abel Ferreira. A transição do garoto para a equipe profissional deverá ser feita com cuidado, respeitando etapas importantes de sua formação como jogador. Atenção também com Luighi e Riquelme Filippi.

Outro jogador que disputará a Copinha e que deverá aparecer com mais frequência no futebol profissional esse ano é Lorran, do Flamengo. Também meia-atacante, o atleta completará 18 anos, mas não estará no torneio até o final, pois ele, assim como alguns jogadores, jogarão o início do Campeonato Carioca enquanto o elenco principal estará ainda em pré-temporada nos Estados Unidos.

Lorran também se destacou pelo rubro-negro carioca em 2023. Ele começou o ano marcando dois gols na Copa São Paulo, até ser relacionado junto com outros companheiros para o Estadual. Foi lá que, aos 16 anos, 6 meses e 20 dias, ele se tornou o mais jovem a marcar um gol pelo time profissional – superando a marca anterior, de Vinicius Júnior – no empate da equipe contra o Bangu em 1 a 1. Em seguida, o jogador ainda foi destaque na campanha do bicampeonato do Brasileiro Sub-20. Felipe Lima é outra promessa do Flamengo que pode se destacar.

Rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez na história, o Santos, conhecido por revelar talentos no futebol nacional, tem Miguelito no plantel que disputará a Copinha. Aos 19 anos, o jovem meia boliviano é tratado como uma promessa e chegou a ser convocado pela seleção do seu país durante as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, mas não entrou em campo. Depois de se destacar no sub-20 do clube alvinegro, o jogador foi relacionado para a equipe profissional, mas perdeu espaço ao longo do ano.

No São Paulo, a grande sensação é William Gomes. Habilidoso, o atacante se destacou no sub-17 e no sub-20. Devido às grandes atuações, o técnico Dorival Júnior o relacionou para o time principal na reta final do Brasileirão do ano passado, onde entrou em campo por alguns minutos na partida contra o Fluminense. Está inscrito para o torneio, mas pode ser chamado para participar da pré-temporada do profissional.

Outro destaque é o também atacante Ryan Francisco. Aos 17 anos, a cria de Cotia impressionou pelos 14 gols marcados em 14 jogos no Brasileirão da sua categoria. O jogador está entre os relacionados para a Copa São Paulo.

No Corinthians, Beto é um atacante com bastante potencial. Ele foi o artilheiro da campanha do título paulista sub-17. O atacante Fernando é o destaque do Cruzeiro. Com 26 gol na temporada, ele foi o responsável direto pelas conquistas do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil Sub-20. Enzo, filho do ídolo Fernandão, é um jogador para ficar atento no Internacional. Jardiel (Grêmio), Arthur (Fluminense) e Matheus Ferreira (Vasco) são outras promessas que devem se destacar na Copinha.

| IDNews®| Beto Fortunato | Via NBR | Estadão Conteúdo|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *