Araraquara

Saúde lançará cartilha de Relação Municipal de Medicamentos

Saúde lançará cartilha de Relação Municipal de Medicamentos

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

Anúncio foi feito pela secretária municipal da Saúde em encontro com vereadores

IDN/Interior/Araraquara/Saúde

A Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que trará a lista dos remédios disponibilizados pela rede de saúde pública do município, já está pronta, aguardando apenas a fase de compra dos medicamentos, para ser divulgada à população. A informação foi dada pela secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, na quinta-feira (6), no encontro mensal com vereadores na Câmara Municipal, a convite do presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (MDB).

“Cerca de 80% das patologias que afetam nossa população serão contempladas com esta relação”, afirmou Eliana. Vale ressaltar que o financiamento dos medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma reponsabilidade compartilhada entre município, Estado e Governo Federal.

De acordo com a secretária, os medicamentos foram selecionados pelos próprios médicos da rede básica, levando em conta a eficácia, a segurança e o custo, de forma a garantir o acesso à assistência farmacêutica, promover o uso racional de medicamentos e a sustentabilidade do sistema de saúde. Eliana ainda ressalta que a lista está em consonância com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Falta de médicos

 

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 33 unidades, sendo que nove estão sem médicos. Segundo Eliana, um concurso público foi realizado e 20 profissionais foram habilitados, mas apenas dois assumiram o cargo. Diante da urgência, a secretária informou que será realizado um processo seletivo para suprir esta lacuna temporariamente, enquanto é estudada a viabilidade de um novo certame.

Por outro lado, 14 novos cirurgiões dentistas foram contratados, mediante processo seletivo, para atender a demanda dos seguintes bairros: Jardim América, Jardim Paulistano, Santa Angelina, Selmi Dei I, Vila Xavier, Adalberto Roxo, Assentamento Bela Vista, Bueno de Andrada, Hortênsias, Jardim Brasil, Jardim Brasília, Jardim Marivan, Parque São Paulo e Vale do Sol. A previsão é que 11 profissionais iniciem o trabalho na segunda-feira (10), e os demais, na quinta-feira (13).

Participaram do encontro os vereadores Edio Lopes (PT), Edson Hel (PPS), Lucas Grecco (PSB), Paulo Landim (PT) e Roger Mendes (Progressistas).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *