Araraquara

Secretaria responde sobre instalação de grades de proteção em viadutos de Araraquara 

Secretaria responde sobre instalação de grades de proteção em viadutos de Araraquara 
 
Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) acredita que reforço na segurança poderá evitar acidentes e atos suicidas

Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano respondeu a questionamentos feitos pelo vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), no Requerimento nº 8/2022, a respeito da instalação de gradil, telas e grades de proteção em viadutos e pontilhões de Araraquara.

Na resposta, a Secretaria afirmou que considera importante a instalação de reforços e grades de proteção em viadutos e pontes, incluindo os que são de responsabilidade das concessionárias de rodovias.

Foi informado ainda que, para que as implantações sejam possíveis, é necessária uma avaliação das estruturas para examinar o tipo de proteção que os viadutos suportariam, uma vez que são obras antigas, projetadas para determinado uso e cargas, sem as normas de segurança exigidas atualmente.

Por fim, a Secretaria alegou que a cidade não possui o número de registros de acidentes e suicídio/tentativas ocorridos nos locais, mas que são disponibilizados órgãos de atendimento de saúde mental na Secretaria Municipal da Saúde para atendimentos cotidianos de prevenção ao suicídio. Esses órgãos são: Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto (Crasma) e espaço Crescer (atendimento de crianças e adolescentes).

Assis argumentou no documento protocolado que muitas indicações sobre o assunto em questão foram feitas, por diferentes vereadores e em diversas gestões, tendo em vista que os guarda-corpos dos principais viadutos do município são baixos e possuem um grande espaço entre as grades, possibilitando acidentes.

O vereador considerou também o Ofício nº 1.827/2018, em que a Prefeitura afirmou que a altura dos guarda-corpos nos viadutos da cidade está de acordo com as normas técnicas. “Quando tratamos de indivíduos e da preservação da vida, há a necessidade de se pensar além de só cumprir normas técnicas”, afirmou.

“Devemos observar se estamos cumprindo também a função da Administração Pública de zelar pelo bem da coletividade, sendo imprescindível a busca por parte do Poder Público de mecanismos que impossibilitem ou dificultem atos suicidas nesses locais e que tragam mais segurança à população”, completou e finalizou o parlamentar.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *