Senac São Paulo promove em agosto o 2° Fórum Internacional de Educadores 

Senac São Paulo promove em agosto o 2° Fórum Internacional de Educadores 

No evento digital gratuito, especialistas da instituição e convidados discutirão as conexões entre educação profissional, inovação e formação cidadã em um contexto de mudanças


Para ampliar as discussões sobre educação, fomentando o debate público, o Senac São Paulo promoverá de 2 a 7 de agosto o 2° Fórum Internacional de Educadores sob a temática Educação Profissional, Inovação e Formação Cidadã – conexões em um contexto de mudanças. O evento on-line terá participação de convidados de destaque no meio educacional, nacionais e internacionais, dos Estados Unidos e Portugal, além de especialistas da instituição brasileira.

Ailton Alves Lacerda Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro, abordará o papel da educação nas comunidades frente aos desafios globais. Lourenço Garcia, natural de Cabo Verde e Diretor da Escola Pública de Revere, em Massachusetts, nos Estados Unidos, compartilhará suas experiências inspiradas em Paulo Freire, David Rodrigues, professor de educação especial pela Universidade de Lisboa, de Portugal, discutirá sobre a formação de docentes. Francisco Cordão, reconhecido por prestar serviços educacionais a instituições como a Unesco no Brasil, tratará da história da educação, passando pelas transformações da educação profissional. Esses são alguns dos nomes responsáveis por enriquecer o intercâmbio de informações educacionais.

 Dentre os objetivos da iniciativa estão a aproximação e discussão com a comunidade escolar, inclusive internacional; o debate de ideias com outras instituições e contextos diferenciados para ampliar repertórios e parcerias; a análise da educação a partir de olhares de especialistas, alunos, docentes, familiares e comunidade inclusiva; a reflexão sobre formação continuada e gestão educacional em meio às incertezas; o desdobramento sobre educação profissional, passando pelos aspectos históricos, pelo momento atual e possíveis desmembramentos futuros; escola não formal, pedagogia social, metodologias de ensino e aprendizagem e políticas educacionais também estarão na pauta do encontro.

“Esses tempos não têm sido fáceis e têm exigido da educação diversas transformações no curtíssimo prazo, tendo em vista o fechamento das escolas, o aparthaid tecnológico, a adaptação do ensino-aprendizagem no contexto remoto, os obstáculos para professores, alunos e famílias, o retorno gradativo às aulas, entre outros aspectos. Neste contexto a necessidade de trocar experiências e práticas educacionais é ainda mais latente. A troca a partir de um Fórum Internacional de Educação entre educadores experientes do Brasil e de outros países possibilitará vislumbrarmos alternativas possíveis a partir das diferentes vivências e realidades. Neste contexto de mudanças é fundamental discutir, portanto, a educação profissional, as inovações e a formação cidadã”, afirma Leandro Nassif D’Arco, gerente do Senac São Carlos.

 Com a mediação de Márcia Cristina Fragelli, pesquisadora, autora de livros na área educacional e coordenadora educacional no Senac São Carlos, unidade do interior de São Paulo, o Fórum acontecerá de 2 a 6 de agosto, iniciando às 15 horas e no sábado, dia 7 de agosto, às 09h30. A abertura do evento ocorrerá com o bate papo sobre Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais com Lucila Mara Sbrana Sciotti, superintendente de operações do Senac São Paulo e Ailton Alves Lacerda Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro.

Inovação no Ensino-Aprendizado através do Fazer: práticas e dinâmicas, postura maker, colaborativismo e competências do século XXI será o tema do dia 5 de agosto, às 15 horas. Luciano Meira, mestre em psicologia cognitiva, bacharel em pedagogia, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia, Adriano Camargo de Luca, professor assistente do Centro Universitário Senac e Daniel Caminha, psicólogo e professor convidado na Perestroika, escola de criatividade. vão refletir sobre as práticas e dinâmicas desenvolvidas em laboratórios acessíveis e sustentáveis, destacando experiências de empreendedorismo, entre outros aspectos.

No dia 6 de agosto, às 15 horas, a Formação de Docentes: contornos urgentes e emergentes da atualidade estará na pauta. A temática será debatida por David Rodrigues, professor de educação especial pela Universidade de Lisboa, Ana Kuller, especialista de educação do Senac São Paulo e por Bartira Riguetti, gerente do Senac Bauru, no interior do estado.

A última edição teve a participação de educadores de vários estados brasileiros, além de convidados de países como Moçambique e Finlândia. Mais de 11 mil inscritos de diferentes regiões do mundo assistiram ao evento virtual. O evento gratuito será transmitido no canal do YouTube do Senac São Paulo, mediante inscrição no site: www.sp.senac.br/educadoresaovivo

SERVIÇO

2° Fórum Internacional de Educadores

Data: de 2 a 7 de agosto de 2021

Horários: das 15 às 17 horas ou das 9h30 às 11h30

Preço: Participação gratuita

Local: YouTube do Senac São Paulo

Mais informações e inscrição: www.sp.senac.br/educadoresaovivo

Programação

Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais

Data: 2/8/2021

Horário: às 15 horas

Tecnologia como Ferramenta de Aprendizagem

Data: 3/8/2021

Horário: às 15 horas

Metodologias Ativas: a escola e seus interatores no processo de ensino e aprendizagem

Data: 4/8/2021

Horário: às 15 horas

Inovação no Ensino-Aprendizado através do Fazer: práticas e dinâmicas, postura maker, colaborativismo e competências do século XXI

Data: 5/8/2021

Horário: às 15 horas

Formação dos Docentes: contornos urgentes e emergentes da atualidade

Data: 6/8/2021

Horário: às 15 horas

Reflexões sobre a Conexão entre a História da Educação e a Educação Profissional diante das Transformações exigidas pelo Mundo do Trabalho

Data: 7/8/2021

Horário: às 9h30

 

| IDNews®|Brasil | Contexto| Maricy Celebroni

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *