Saúde & Cuidados

Sente que tem sempre os olhos doloridos? Pode ser um sinal deste problema

Já ouviu falar de rosácea ocular?


Quase todo mundo já ouviu falar de rosácea. Trata-se de uma doença de pele que causa vermelhidão, entre outros sintomas. Mas você sabia que ela também pode afetar os olhos? É chamada de rosácea ocular e nem todos conhecem.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre essa condição, a edição britânica da revista Marie Claire conversou com Elizabeth Hawkes, uma cirurgiã oftalmológica e oculoplástica.

Mais especificamente, a rosácea ocular é um dos quatro tipos de rosácea, sendo que “os outros incluem a rosácea eritematotelangiectásica (a mais comum, que é a vermelhidão persistente), a rosácea papulopustulosa (caracterizada por espinhas no rosto, muitas vezes erroneamente diagnosticadas como acne) e a rosácea fimatosa (espessamento da pele, frequentemente no nariz)”, explica.

Curiosamente, a rosácea ocular pode se apresentar de forma isolada, o que significa que não há outras formas da doença. Até hoje, não foram determinadas exatamente as causas da rosácea, mas alguns especialistas sugerem que ela pode estar associada a fatores ambientais, hereditários, bactérias e glândulas bloqueadas nas pálpebras.

Entre os sintomas mais comuns da rosácea ocular estão a vermelhidão, ardor, inchaço e sensação de que algo está preso nos olhos, terçol e inflamação das pálpebras. Muitas vezes, essa condição é confundida com outros problemas, como olhos secos.

Ela pode afetar qualquer pessoa, mas, segundo a especialista, é mais comum entre as mulheres. Além disso, o risco é maior em pessoas com idades entre 30 e 50 anos, acrescenta.

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *